Pradime Vol. 3 – Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação

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DESCRIÇÃO:

Este texto discute a gestão democrática da educação voltada para a qualidade social e a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisões, tanto na definição das políticas públicas quanto nas ações disto decorrentes.

São enfatizados conceitos básicos, como participação, mobilização, qualidade social da educação, conselhos, entre outros. Há a referência à importância da formação continuada para os profissionais da educação como uma estratégia para o contínuo aperfeiçoamento da qualidade da educação, uma vez que tal conceito é temporal e mutável.

Um especial destaque é dado aos conselhos como instrumentos de participação dos diversos segmentos da população. Algumas das principais legislações educacionais e outras de caráter mais geral que têm impacto na gestão da educação são, também, apresentadas e sumariadas em dois quadros. Há uma discussão, embora resumida, sobre a avaliação como instrumento de gestão.

ANO:

2006

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica.

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.

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