DESCRIÇÃO:
O Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana – Brasil Acessível – lançado no dia 2 de junho de 2004, tem o objetivo de incluir uma nova visão no processo de construção das cidades que considere o acesso universal ao espaço público por todas as pessoas e suas diferentes necessidades. Um dos desafios colocados para todos os municípios brasileiros é a inclusão de parcelas consideráveis da população na vida, nas cidades.
Ele é constituído de ações e instrumentos que visam estimular e apoiar os governos municipais e estaduais a desenvolver ações que garantam a acessibilidade para pessoas com restrição de mobilidade e deficiência aos sistemas de transportes, equipamentos urbanos e a circulação em áreas públicas. A acessibilidade deve ser vista como parte de uma política de mobilidade urbana que promova a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o exercício da cidadania das pessoas
com deficiência e idosos, com o respeito aos seus direitos fundamentais.
A participação da sociedade civil é fundamental para a sua implementação. Para sua elaboração e implementação, a SeMob constituiu um fórum de acessibilidade formado por ONGs, operadores e gestores de sistemas de transporte público, professores universitários, sindicatos, associações, profissionais e estudiosos.
ANO:
2005
FORMATO:
AUTORES:
Equipe Técnica do Caderno de Atendimento Adequado
às Pessoas Com Deficiência e Restrição de Mobilidade
Departamento de Mobilidade Urbana – DeMOB
Renato Boareto – Supervisão
Diretor de Mobilidade Urbana
Augusto Valiengo Valeri – Coordenação
Gerente de Integração das Políticas de Mobilidade Urbana
Gilson da Silva
Gerente de Desenvolvimento Tecnológico
Roberto Moreira
Gerente de Financiamento e Infra-Estrutura
Colaboradores:
Daniela Santana Canezin
Assessora Técnica
Luiza Gomide
Assessora Técnica
Denise Sousa da Silva
Secretária
Eunice Rossi
Gerente de Inclusão Social Departamento de Cidadania e Inclusão Social
FONTE:
ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.