O INSTITUTO

O Instituto Paradigma se posiciona com um ator da sociedade civil em defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência, e como parte de um plano da ação global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece a deficiência como uma questão transversal a ser considerada na implementação de todos os seus objetivos.

Desde 2007, o Instituto é membro do Pacto Global e define suas estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030.

Nenhum lugar do mundo pode ser considerado sustentável antes de acolher a diversidade presente entre os seres humanos. A ideia da sustentabilidade funciona com uma engrenagem apoiada em três pilares: o social, o econômico e o ambiental. Para que este mecanismo opere em equilíbrio, é imprescindível reconhecermos que o responsável pelo seu funcionamento é o ser humano. Nesta perspectiva, não é possível alcançarmos um grau mínimo de sustentabilidade sem considerar a inclusão social e a acessibilidade como parte integrante deste processo.

A Agenda 2030 está vinculada à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), o primeiro tratado de Direitos Humanos promulgado pela ONU no século XXI. A CDPD teve seu conteúdo elaborado pelo comitê Ad Hoc, criado pela ONU, do qual o Instituto Paradigma também foi membro e representou a sociedade civil brasileira, participando ativamente de todo o processo de elaboração e aprovação desse tratado.

É na perspectiva da CDPD e da Agenda 2030 que, hoje, o Instituto Paradigma norteia suas ações e esforços, seja na gestão do conhecimento acumulado por duas décadas, e oferecido em nossa Biblioteca Virtual, seja em parcerias estratégicas firmadas na direção de potencializar o desenvolvimento inclusivo e sustentável do planeta.

NOSSA HISTÓRIA

Em 1991 foi fundada a ABAED – Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente, uma das organizações pioneiras no desenvolvimento de projetos para a inclusão social de pessoas com deficiência, e com a sua atuação voltada para além do atendimento especializado.

Em 2003, a ABAED se transformou no Instituto Paradigma, ampliando a sua missão: “Promover a inclusão social das pessoas com deficiência, construindo soluções e serviços para ampliar o exercício da cidadania”.

O sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena para as pessoas com deficiência – na educação, no trabalho e na vida comunitária – impulsionou uma jornada marcada por importantes conquistas.

O pioneirismo nacional e o protagonismo internacional do Instituto impulsionaram importantes contribuições nos principais eventos mundiais da área, como a Conferência Anual de Workability International, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, e na coordenação do Fórum de Empresas em parceria com a FIESP. Mais do que isso: nosso verdadeiro sucesso está expresso nas milhares de vidas transformadas e pessoas incluídas, fruto das inúmeras experiências e ações postas em prática.

Em 2016, foi criada a Biblioteca Virtual: um acervo digital de cartilhas, informações, leis, regulamentações e outros conteúdos técnicos voltados à inclusão social de pessoas com deficiência.

Em 2020, diante do isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus e frente ao expressivo aumento da demanda pelas informações qualificadas acumuladas na biblioteca do Instituto Paradigma, foi firmada uma parceria com o Instituto Rodrigo Mendes.

O acervo público da biblioteca vem sendo ampliado e atualizado constantemente e está ao alcance de todos. Das referências técnicas às marcas que deixamos na sociedade, nossa mensagem é uma só: a construção de um mundo sem barreiras para as pessoas com deficiência.

O marco Inicial
Em 2003, a ABAED se transforma em Instituto Paradigma.

Com a mudança, novos desafios surgiram. E, com eles, uma motivação extra que ajudava o nosso sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena para as pessoas com deficiência a se tornar realidade.
Novas Parceiras
Em parceria com a FIESP, fundamos o Fórum Permanente de Empresas para a Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência.

Além disso, também ajudamos na criação do Projeto Todos os Cantos e atuamos com a Prefeitura de Embu (SP) e da subprefeitura de M’Boi Mirim na formação de multiplicadores de inclusão no ambiente escolar, como professores, familiares de alunos e agentes de alimentação escolar.
Participação em novos programas
Fizemos parte do programa Primeiro Emprego, do Governo Federal, participando como parceira especializada na qualificação de jovens e adultos com deficiência.

Também organizamos uma atividade sobre inclusão social no Fórum Social Mundial (RS) e atuamos com a Secretaria Municipal de Educação de Santo André (SP) na implantação de uma política de educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino.
Expandindo Fronteiras
Participamos do International Trade Centre UNCTA/WTO, um órgão das Nações Unidas. Nessa parceria, nossa atuação foi voltada para uma pesquisa sobre o cenário da qualificação profissional de jovens e adultos com deficiência no Brasil.

Ao mesmo tempo, estruturamos – com metodologia própria – cursos de orientação e qualificação profissional focados em inclusão econômica
Formação de multiplicadores
Em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, criamos um curso de formação de multiplicadores dos direitos das pessoas com deficiência, aplicado em todo o Brasil; em Sorocaba (SP), colocamos em prática um Projeto de Estruturação da Política de Educação Inclusiva.

E, em parceria com o Governo Federal, publicamos a cartilha “A Inclusão Social da Pessoa com Deficiência – Como Multiplicar esse Direito”
Revista Sentidos
Em 2008, implantamos um Curso de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos com Deficiência na Zona Sul de São Paulo, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa e ONGs locais.

Também ganhamos páginas impressas, em conjunto com a Revista Sentidos, estabelecemos uma parceria técnico-científica, em que nossos consultores técnicos respondiam dúvidas dos leitores da revista em suas edições mensais.
Preparar para incluir
O Projeto Preparar para Incluir, também em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, tornou-se uma realidade na região do M’Boi Mirim, apoiando jovens e adultos na qualificação profissional e busca pelo primeiro emprego.

Também atuamos com as prefeituras de São Bernardo do Campo e Jundiaí (SP), para garantir uma educação mais inclusiva e acessível na Rede Pública de ambos os municípios.
Projeto IPE – Incluindo Pessoas Empreendedoras
Implantação, em parceria com a Fundação Aschoka, do Projeto IPE – Incluindo Pessoas Empreendedoras, com o objetivo de fomentar atitudes empreendedoras em jovens com e sem deficiência, de baixa renda, na Zona Sul de São Paulo.

Através desse investimento semente, incentivamos o desenvolvimento de pequenos empreendimentos que geraram um grande impacto social para as famílias e a comunidade local.
conscientização social
Nesse ano, publicamos dois materiais de extrema importância para a conscientização social: o Guia de Recursos e Serviços do Município de Sorocaba, em parceria com a prefeitura e que oferecia uma lista completa para a população com deficiência da cidade, e a Coletânea de Livros e Vídeos “Pessoas e Histórias”, para sensibilização da comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de São Bernardo do Campo.
ACESSIBILIDADE PLENA
Mais publicações voltadas ao sonho da acessibilidade plena: em 2012, nasceram a Cartilha Voto Direto: Mais que Um, o Caminho para a Dignidade, conscientizando politicamente a pessoa com deficiência a cerca dos seus direitos no processo eleitoral, e o Guia de Recursos e Serviços da Cidade de São Paulo, com tiragem de 1500 exemplares e 2500 CDs para uso nos serviços de saúde da cidade.
atuação no setor público
Mantivemos nossa atuação no setor público, trabalhando pela inclusão das pessoas com deficiência e pela acessibilidade, na Elaboração das Bases Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba, na perspectiva da educação inclusiva, em parceria com o CEMPEC.
Educação Inclusiva
Participamos do Projeto de Educação Inclusiva na Liga Solidaria, voltado à inclusão em creches, cursos profissionalizantes e abrigos da Organização.

Além disso, desenvolvemos cursos para Profissionais da área de Recursos Humanos, para a implantação de projetos corporativos de inclusão e profissionais da Educação Pública, com foco na implantação da Política Nacional da Educação Inclusiva do MEC.
Formação e Orientação
Nosso ano foi marcado pelo desenvolvimento de projetos técnicos, voltados à formação de multiplicadores. Entre eles, estão os cursos de Formação e Orientação Técnica no Processo de Recrutamento e Seleção de Jovens e Adultos com Deficiência e Formação e Orientação Técnica para a Implantação das Salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado – para profissionais da educação pública e privada.
Acervo Instituto Paradigma
Nosso processo de transformação estava a todo vapor. Focamos na organização do acervo de produção técnica do Instituto Paradigma para nossa Biblioteca Virtual, compilando, catalogando e permitindo o download dos materiais. Também aperfeiçoamos e incrementamos ainda mais o canal Pergunte, para atendimento de profissionais em todo território nacional, aumentando ainda mais nossa atuação.
Nova fase
O marco de uma nova fase no Instituto Paradigma: trouxemos uma nova estratégia na organização de nossa Biblioteca Virtual, para facilitar a multiplicação de informações técnicas qualificadas aos profissionais envolvidos no desafio da inclusão.

Nesta nova fase, o Instituto Paradigma deixa de oferecer consultorias In Loco aos Municípios e Escolas, disponibilizando suas metodologias para uso público.
Biblioteca Instituto Paradigma
Os últimos anos têm nos mostrado a consolidação dessa nova fase. A reformulação do nosso site e Biblioteca Virtual proporcionou uma maior acessibilidade às informações do Instituto Paradigma.

Também nos aproximamos cada vez mais do nosso público: através das Redes Sociais, nos conectamos com pessoas interessadas em garantir uma sociedade mais inclusiva, levando nossa missão cada vez mais adiante.
Instituto Rodrigo Mendes
Em 2020, diante do isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus e frente ao expressivo aumento da demanda pelas informações qualificadas acumuladas na biblioteca do Instituto Paradigma, foi firmada uma parceria com o Instituto Rodrigo Mendes
Inclusão Educacional, Econômica e Social das Pessoas com Deficiência
A obra reúne o trabalho técnico realizado pelo Instituto Paradigma ao longo de seus 18 anos, atuando na assessoria às redes públicas de ensino e também aborda estudos na área científica e acadêmica mais recentes sobre o universo das pessoas com deficiência.
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018/2019
2020
2021

CONSELHO

O Instituto Paradigma conta com uma Assembleia Geral, formada por lideranças do terceiro setor, empreendedores e executivos comprometidos com a qualidade da gestão institucional, a serviço da construção de uma sociedade mais ética, justa e inclusiva, e garantindo a coerência entre práticas e valores institucionais.

Diretoria Executiva
Luiza Russo

Coordenador Conselho Fiscal:
Alberto Sansiviero Junior

Logotipo The Global Compact - We Support

Membro desde 2007, o Instituto Paradigma participa ativamente no acompanhamento dos relatórios dirigidos ao cumprimento das diretrizes do Pacto Global, buscando implantar em sua rotina os valores fundamentais e os compromissos deste tratado.

Logotipo Workability International

Fomos credenciados como membro da Conferência Anual Workability International (WI), o que fez do Instituto Paradigma um pioneiro: fomos a primeira ONG brasileira a participar da rede.

Logotipo It 4 All - America Latina e Caribe

Credenciamento como membro da Conferência Anual Workability International (WI), sendo a primeira ONG brasileira a participar da rede.

Selo paulista da Diversidade

O Instituto Paradigma fez parte do Comitê Gestor do Selo Paulista da Diversidade, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais do governo do Estado de São Paulo, reforçando nossos laços com o setor público.

Thumbnail - Logo da ONU

O Instituto foi aceito como membro do Comitê Ad Hoc de ONGs Internacionais para monitorar e contribuir na elaboração da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, onde promovemos debates e esclarecimentos sobre o tema no Brasil.

Imagem da capa do livro "É perguntando que se aprende".

Publicação do livro ‘É Perguntando que se Aprende’, em dois volumes com uma tiragem de 4.000 exemplares.