O INSTITUTO
O Instituto Paradigma se posiciona com um ator da sociedade civil em defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência, e como parte de um plano da ação global: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que reconhece a deficiência como uma questão transversal a ser considerada na implementação de todos os seus objetivos.
Desde 2007, o Instituto é membro do Pacto Global e define suas estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030.
Nenhum lugar do mundo pode ser considerado sustentável antes de acolher a diversidade presente entre os seres humanos. A ideia da sustentabilidade funciona com uma engrenagem apoiada em três pilares: o social, o econômico e o ambiental. Para que este mecanismo opere em equilíbrio, é imprescindível reconhecermos que o responsável pelo seu funcionamento é o ser humano. Nesta perspectiva, não é possível alcançarmos um grau mínimo de sustentabilidade sem considerar a inclusão social e a acessibilidade como parte integrante deste processo.
A Agenda 2030 está vinculada à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), o primeiro tratado de Direitos Humanos promulgado pela ONU no século XXI. A CDPD teve seu conteúdo elaborado pelo comitê Ad Hoc, criado pela ONU, do qual o Instituto Paradigma também foi membro e representou a sociedade civil brasileira, participando ativamente de todo o processo de elaboração e aprovação desse tratado.
É na perspectiva da CDPD e da Agenda 2030 que, hoje, o Instituto Paradigma norteia suas ações e esforços, seja na gestão do conhecimento acumulado por duas décadas, e oferecido em nossa Biblioteca Virtual, seja em parcerias estratégicas firmadas na direção de potencializar o desenvolvimento inclusivo e sustentável do planeta.
NOSSA HISTÓRIA
Em 1991 foi fundada a ABAED – Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente, uma das organizações pioneiras no desenvolvimento de projetos para a inclusão social de pessoas com deficiência, e com a sua atuação voltada para além do atendimento especializado.
Em 2003, a ABAED se transformou no Instituto Paradigma, ampliando a sua missão: “Promover a inclusão social das pessoas com deficiência, construindo soluções e serviços para ampliar o exercício da cidadania”.
O sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena para as pessoas com deficiência – na educação, no trabalho e na vida comunitária – impulsionou uma jornada marcada por importantes conquistas.
O pioneirismo nacional e o protagonismo internacional do Instituto impulsionaram importantes contribuições nos principais eventos mundiais da área, como a Conferência Anual de Workability International, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, e na coordenação do Fórum de Empresas em parceria com a FIESP. Mais do que isso: nosso verdadeiro sucesso está expresso nas milhares de vidas transformadas e pessoas incluídas, fruto das inúmeras experiências e ações postas em prática.
Em 2016, foi criada a Biblioteca Virtual: um acervo digital de cartilhas, informações, leis, regulamentações e outros conteúdos técnicos voltados à inclusão social de pessoas com deficiência.
Em 2020, diante do isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus e frente ao expressivo aumento da demanda pelas informações qualificadas acumuladas na biblioteca do Instituto Paradigma, foi firmada uma parceria com o Instituto Rodrigo Mendes.
O acervo público da biblioteca vem sendo ampliado e atualizado constantemente e está ao alcance de todos. Das referências técnicas às marcas que deixamos na sociedade, nossa mensagem é uma só: a construção de um mundo sem barreiras para as pessoas com deficiência.
O marco Inicial
Com a mudança, novos desafios surgiram. E, com eles, uma motivação extra que ajudava o nosso sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena para as pessoas com deficiência a se tornar realidade.
Novas Parceiras
Além disso, também ajudamos na criação do Projeto Todos os Cantos e atuamos com a Prefeitura de Embu (SP) e da subprefeitura de M’Boi Mirim na formação de multiplicadores de inclusão no ambiente escolar, como professores, familiares de alunos e agentes de alimentação escolar.
Participação em novos programas
Também organizamos uma atividade sobre inclusão social no Fórum Social Mundial (RS) e atuamos com a Secretaria Municipal de Educação de Santo André (SP) na implantação de uma política de educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino.
Expandindo Fronteiras
Ao mesmo tempo, estruturamos – com metodologia própria – cursos de orientação e qualificação profissional focados em inclusão econômica
Formação de multiplicadores
E, em parceria com o Governo Federal, publicamos a cartilha “A Inclusão Social da Pessoa com Deficiência – Como Multiplicar esse Direito”
Revista Sentidos
Também ganhamos páginas impressas, em conjunto com a Revista Sentidos, estabelecemos uma parceria técnico-científica, em que nossos consultores técnicos respondiam dúvidas dos leitores da revista em suas edições mensais.
Preparar para incluir
Também atuamos com as prefeituras de São Bernardo do Campo e Jundiaí (SP), para garantir uma educação mais inclusiva e acessível na Rede Pública de ambos os municípios.
Projeto IPE – Incluindo Pessoas Empreendedoras
Através desse investimento semente, incentivamos o desenvolvimento de pequenos empreendimentos que geraram um grande impacto social para as famílias e a comunidade local.
conscientização social
ACESSIBILIDADE PLENA
atuação no setor público
Educação Inclusiva
Além disso, desenvolvemos cursos para Profissionais da área de Recursos Humanos, para a implantação de projetos corporativos de inclusão e profissionais da Educação Pública, com foco na implantação da Política Nacional da Educação Inclusiva do MEC.
Formação e Orientação
Acervo Instituto Paradigma
Nova fase
Nesta nova fase, o Instituto Paradigma deixa de oferecer consultorias In Loco aos Municípios e Escolas, disponibilizando suas metodologias para uso público.
Biblioteca Instituto Paradigma
Também nos aproximamos cada vez mais do nosso público: através das Redes Sociais, nos conectamos com pessoas interessadas em garantir uma sociedade mais inclusiva, levando nossa missão cada vez mais adiante.
Instituto Rodrigo Mendes
Inclusão Educacional, Econômica e Social das Pessoas com Deficiência
CONSELHO
O Instituto Paradigma conta com uma Assembleia Geral, formada por lideranças do terceiro setor, empreendedores e executivos comprometidos com a qualidade da gestão institucional, a serviço da construção de uma sociedade mais ética, justa e inclusiva, e garantindo a coerência entre práticas e valores institucionais.
Diretoria Executiva
Luiza Russo
Coordenador Conselho Fiscal:
Alberto Sansiviero Junior
Membro desde 2007, o Instituto Paradigma participa ativamente no acompanhamento dos relatórios dirigidos ao cumprimento das diretrizes do Pacto Global, buscando implantar em sua rotina os valores fundamentais e os compromissos deste tratado.
Fomos credenciados como membro da Conferência Anual Workability International (WI), o que fez do Instituto Paradigma um pioneiro: fomos a primeira ONG brasileira a participar da rede.
Credenciamento como membro da Conferência Anual Workability International (WI), sendo a primeira ONG brasileira a participar da rede.
O Instituto Paradigma fez parte do Comitê Gestor do Selo Paulista da Diversidade, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais do governo do Estado de São Paulo, reforçando nossos laços com o setor público.
O Instituto foi aceito como membro do Comitê Ad Hoc de ONGs Internacionais para monitorar e contribuir na elaboração da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, onde promovemos debates e esclarecimentos sobre o tema no Brasil.
Publicação do livro ‘É Perguntando que se Aprende’, em dois volumes com uma tiragem de 4.000 exemplares.