O INSTITUTO

Nós nascemos para promover a inclusão social de pessoas com deficiência através da multiplicação do conhecimento, oferecendo assim um crescimento social geral.

Essa é mais do que apenas nossa história: é nosso DNA. Uma missão que começou em 1991, ainda como ABAED (Associação Brasileira de Apoio Educacional ao Deficiente), uma das pioneiras no desenvolvimento de projetos para a inclusão social de pessoas com deficiência em um nível além do atendimento especializado.

Uma missão que, ao longo desses quase 30 anos, o que era uma ideia virou um ideal. Em 2003, a ABAED se transforma em Instituto Paradigma. Com a mudança, novos desafios surgiram. E, com eles, uma motivação extra que ajudava o nosso sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena para as pessoas com deficiência a se tornar realidade.

O resultado de nossa jornada está representado em cada conquista do Instituto: do pioneirismo nacional e internacional, surgiram convites e atuações nos principais eventos mundiais da área, como a Conferência Anual de Workability Internacional, a Convenção Internacional do Direito das Pessoas com Deficiência na ONU e o Fórum de Empresas, em parceria com a FIESP. Mais do que isso: nosso verdadeiro sucesso foram as milhares de vidas transformadas e pessoas incluídas, fruto das incontáveis experiências e ações postas em prática.

Nossa atuação também deixou marcas. Lições e aprendizados da vida prática e da convivência com pessoas com deficiência, colaboradores focados e uma sociedade que cada vez mais abre suas portas para a inclusão. Isso gerou um vasto e rico conteúdo, que por anos guiou nosso avanço como consultoria e assessoria especializada.

NOSSA HISTÓRIA

A História do Instituto Paradigma tem marcos significativos, que lhe conferiram a característica da flexibilidade, por acompanhar, participar e acolher as mudanças e desafios do cenário nacional e das localidades onde atua:

O marco Inicial
Em 2003, a ABAED se transforma em Instituto Paradigma.

Com a mudança, novos desafios surgiram. E, com eles, uma motivação extra que ajudava o nosso sonho de contribuir para a equiparação de oportunidades e acessibilidade plena para as pessoas com deficiência a se tornar realidade.
Novas Parceiras
Em parceria com a FIESP, fundamos o Fórum Permanente de Empresas para a Inclusão Econômica de Pessoas com Deficiência.

Além disso, também ajudamos na criação do Projeto Todos os Cantos e atuamos com a Prefeitura de Embu (SP) e da subprefeitura de M’Boi Mirim na formação de multiplicadores de inclusão no ambiente escolar, como professores, familiares de alunos e agentes de alimentação escolar.
Participação em novos programas
Fizemos parte do programa Primeiro Emprego, do Governo Federal, participando como parceira especializada na qualificação de jovens e adultos com deficiência.

Também organizamos uma atividade sobre inclusão social no Fórum Social Mundial (RS) e atuamos com a Secretaria Municipal de Educação de Santo André (SP) na implantação de uma política de educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino.
Expandindo Fronteiras
Participamos do International Trade Centre UNCTA/WTO, um órgão das Nações Unidas. Nessa parceria, nossa atuação foi voltada para uma pesquisa sobre o cenário da qualificação profissional de jovens e adultos com deficiência no Brasil.

Ao mesmo tempo, estruturamos – com metodologia própria – cursos de orientação e qualificação profissional focados em inclusão econômica
Formação de multiplicadores
Em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, criamos um curso de formação de multiplicadores dos direitos das pessoas com deficiência, aplicado em todo o Brasil; em Sorocaba (SP), colocamos em prática um Projeto de Estruturação da Política de Educação Inclusiva.

E, em parceria com o Governo Federal, publicamos a cartilha “A Inclusão Social da Pessoa com Deficiência – Como Multiplicar esse Direito”
Revista Sentidos
Em 2008, implantamos um Curso de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos com Deficiência na Zona Sul de São Paulo, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa e ONGs locais.

Também ganhamos páginas impressas, em conjunto com a Revista Sentidos, estabelecemos uma parceria técnico-científica, em que nossos consultores técnicos respondiam dúvidas dos leitores da revista em suas edições mensais.
Preparar para incluir
O Projeto Preparar para Incluir, também em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, tornou-se uma realidade na região do M’Boi Mirim, apoiando jovens e adultos na qualificação profissional e busca pelo primeiro emprego.

Também atuamos com as prefeituras de São Bernardo do Campo e Jundiaí (SP), para garantir uma educação mais inclusiva e acessível na Rede Pública de ambos os municípios.
Projeto IPE – Incluindo Pessoas Empreendedoras
Implantação, em parceria com a Fundação Aschoka, do Projeto IPE – Incluindo Pessoas Empreendedoras, com o objetivo de fomentar atitudes empreendedoras em jovens com e sem deficiência, de baixa renda, na Zona Sul de São Paulo.

Através desse investimento semente, incentivamos o desenvolvimento de pequenos empreendimentos que geraram um grande impacto social para as famílias e a comunidade local.
conscientização social
Nesse ano, publicamos dois materiais de extrema importância para a conscientização social: o Guia de Recursos e Serviços do Município de Sorocaba, em parceria com a prefeitura e que oferecia uma lista completa para a população com deficiência da cidade, e a Coletânea de Livros e Vídeos “Pessoas e Histórias”, para sensibilização da comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de São Bernardo do Campo.
ACESSIBILIDADE PLENA
Mais publicações voltadas ao sonho da acessibilidade plena: em 2012, nasceram a Cartilha Voto Direto: Mais que Um, o Caminho para a Dignidade, conscientizando politicamente a pessoa com deficiência a cerca dos seus direitos no processo eleitoral, e o Guia de Recursos e Serviços da Cidade de São Paulo, com tiragem de 1500 exemplares e 2500 CDs para uso nos serviços de saúde da cidade.
atuação no setor público
Mantivemos nossa atuação no setor público, trabalhando pela inclusão das pessoas com deficiência e pela acessibilidade, na Elaboração das Bases Curriculares da Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba, na perspectiva da educação inclusiva, em parceria com o CEMPEC.
Educação Inclusiva
Participamos do Projeto de Educação Inclusiva na Liga Solidaria, voltado à inclusão em creches, cursos profissionalizantes e abrigos da Organização.

Além disso, desenvolvemos cursos para Profissionais da área de Recursos Humanos, para a implantação de projetos corporativos de inclusão e profissionais da Educação Pública, com foco na implantação da Política Nacional da Educação Inclusiva do MEC.
Formação e Orientação
Nosso ano foi marcado pelo desenvolvimento de projetos técnicos, voltados à formação de multiplicadores. Entre eles, estão os cursos de Formação e Orientação Técnica no Processo de Recrutamento e Seleção de Jovens e Adultos com Deficiência e Formação e Orientação Técnica para a Implantação das Salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado – para profissionais da educação pública e privada.
Acervo Instituto Paradigma
Nosso processo de transformação estava a todo vapor. Focamos na organização do acervo de produção técnica do Instituto Paradigma para nossa Biblioteca Virtual, compilando, catalogando e permitindo o download dos materiais. Também aperfeiçoamos e incrementamos ainda mais o canal Pergunte, para atendimento de profissionais em todo território nacional, aumentando ainda mais nossa atuação.
Nova fase
O marco de uma nova fase no Instituto Paradigma: trouxemos uma nova estratégia na organização de nossa Biblioteca Virtual, para facilitar a multiplicação de informações técnicas qualificadas aos profissionais envolvidos no desafio da inclusão.

Nesta nova fase, o Instituto Paradigma deixa de oferecer consultorias In Loco aos Municípios e Escolas, disponibilizando suas metodologias para uso público.
Biblioteca Instituto Paradigma
Os últimos anos têm nos mostrado a consolidação dessa nova fase. A reformulação do nosso site e Biblioteca Virtual proporcionou uma maior acessibilidade às informações do Instituto Paradigma.

Também nos aproximamos cada vez mais do nosso público: através das Redes Sociais, nos conectamos com pessoas interessadas em garantir uma sociedade mais inclusiva, levando nossa missão cada vez mais adiante.
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018/2019

NOSSO PROPÓSITO

Nosso mote é “Pessoas incluindo Pessoas”. Por isso, em 2015, decidimos que era hora de expandir o acesso a toda essa experiência e facilitar a multiplicação desse conteúdo.

Assim, em 2016, surge nossa Biblioteca Virtual: um imensurável acervo digital de cartilhas, informações, leis, regulamentações e outros conteúdos técnicos voltados à inclusão social de pessoas com deficiência.

Agora, nosso arquivo está ao alcance de todos. De familiares a gestores do setor privado, passando por educadores e integrantes do setor público, nosso legado vive nesses documentos, inteiramente disponíveis para você usufruir. Das referências técnicas às marcas que deixamos na sociedade, nossa mensagem é uma só: a construção de um mundo sem barreiras para as pessoas com deficiência.

E essa construção passa por cada um de nós. Acreditamos e incentivamos o diálogo com a sociedade e os profissionais que continuam envolvidos e engajados como a inclusive, em todos os ambientes sociais. E temos a certeza que nosso acervo pode ser um valioso passo em direção à inclusão plena e irrestrita, ajudando a criar multiplicadores da nossa visão de mundo e valores de cidadania. Afinal, esse é o caminho da acessibilidade para nós: o de Pessoas incluindo Pessoas.

CONSELHO

O Instituto Paradigma conta com uma Assembleia Geral, formada por lideranças do terceiro setor, empreendedores e executivos comprometidos com a qualidade da gestão e que se empenham em monitorar nossas iniciativas, garantindo a coerência entre nossas práticas e valores institucionais.

Diretoria Executiva
Luiza Russo

Coordenador Conselho Fiscal:
Alberto Sansiviero Junior

Agradecimento aos colaboradores

É importante ressaltar os nossos agradecimentos à equipe de colaboradores e parceiros que tem proporcionado a concretização da nossa missão. Como resultado, o Instituto Paradigma tem organizado e produzido materiais em abundância, fortalecendo sua metodologia de trabalho.

Principais Realizações

Logotipo The Global Compact - We Support

Membro desde 2007, o Instituto Paradigma tem participado ativamente no acompanhamento dos relatórios dirigidos ao cumprimento das diretrizes do pacto, buscando implantar em sua rotina os valores fundamentais e os compromissos deste tratado.

Logotipo Workability International

Fomos credenciados como membro da Conferência anual Workability International (WI), o que fez do Instituto Paradigma um pioneiro: fomos a primeira ONG brasileira a participar da rede.

Logotipo It 4 All - America Latina e Caribe

Credenciamento como membro da Conferência Anual Workability International (WI), sendo a primeira ONG brasileira a participar da rede.

Selo paulista da Diversidade

O Instituto Paradigma fez parte do Comitê Gestor do Selo Paulista da Diversidade, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais do governo do Estado de São Paulo, reforçando nossos laços com o setor público.

O Instituto foi aceito como membro do Comitê Ad Hoc de ONGs internacionais para monitorar e contribuir na elaboração da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, onde promovemos debates e esclarecimentos sobre o tema no Brasil.

A imagem apresenta a capa do livro "É perguntando que se aprende"

Publicação do livro É Perguntando que se Aprende, em dois volumes com tiragem de 4000 exemplares.

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.