Aspectos da comunicação do sujeito surdo e a sua inclusão na sociedade

COMPARTILHE:

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

A inclusão de surdos tem sido um tema recorrente nas discussões a respeito das barreiras comunicacionais presentes na sociedade. Essa dificuldade decorre da falta de conhecimento dos ouvintes em relação aos surdos enquanto minoria linguística, visto que a língua majoritária do Brasil é a Língua Portuguesa.  

Desse modo, esse estudo tem o objetivo principal de analisar as dificuldades existentes em relação à comunicação dos sujeitos surdos com os ouvintes na sociedade contemporânea, e de apresentar brevemente os aspectos sobre a história da trajetória dos surdos, as abordagens educacionais que foram criadas ao longo do tempo, a Língua Brasileira de Sinais como Língua dos sujeitos, algumas leis que regem direitos para os surdos e, também, as principais dificuldades vivenciadas pelos surdos em diferentes esferas sociais.  

Essa pesquisa possui caráter qualitativo e, em relação ao objetivo proposto, é exploratória. O procedimento técnico adotado neste trabalho foi do tipo bibliográfico, por meio da utilização de livros, artigos científicos e teses relacionados à área da surdez e sobre a Língua Brasileira de Sinais.  

Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada em Libras com um sujeito surdo usuário da Língua Brasileira de Sinais, e depois foi traduzida para a Língua Portuguesa. Espera-se que as informações aqui contidas por meio das pesquisas realizadas proporcionem ao leitor conhecimento sobre o sujeito surdo, sobre a surdez e sobre a Língua Brasileira de Sinais, de forma que ajudem com o aumento da inclusão desses sujeitos na sociedade e, também, possibilitem grande melhora dos problemas advindos da interação linguística entre sujeitos surdos e ouvintes.

ANO:

2017

FORMATO:

PDF

AUTORAS:

Rafaella de Oliveira Canquerino Ribeiro
Priscila Soares Vidal

FONTE:

Memorial TCC Caderno de Graduação – FAE Centro Universitário