Crianças fora-de-série: Psicanálise e Educação Inclusiva

COMPARTILHE:

Baixar tese ‘Crianças fora-de-série’ em PDF

 

DESCRIÇÃO:

Crianças fora-de-série: Psicanálise e Educação Inclusiva é uma tese de Livre-Docência de Rinaldo Voltolini, apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2021.

A tese explora o projeto da educação inclusiva, que visa combater a segregação nas instituições educacionais e promover a justiça social.

O autor analisa os princípios éticos, conceituais e procedimentais (ethos, orthos e pathos) da educação inclusiva para compreender os desafios e impasses enfrentados na prática.

Utilizando contribuições de Lacan e Foucault, a tese examina a educação inclusiva como discurso ou dispositivo que engaja subjetivamente os envolvidos e regula os mecanismos de segregação na escola.

Assim, a inclusão escolar de crianças com psicose e autismo é discutida como um ponto de análise crítico. Destaque para os desafios que essas crianças apresentam ao projeto inclusivo e a necessidade de repensar o laço social na educação.

Por fim, a tese propõe uma educação inclusiva baseada na lógica do “não-todo” de Lacan, contrastando com o paradigma “para-todos” da educação inclusiva atual, para uma abordagem mais adaptada à singularidade de cada criança.

 

ANO:

2021

 

FORMATO:

PDF

 

AUTOR:

Rinaldo Voltolini

 

FONTE:

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Serviço de Biblioteca e Documentação Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.