DESCRIÇÃO:
Formação Continuada a Distância de Professores para o
Atendimento Educacional Especializado.
O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.
Com este objetivo a Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.
ANO:
2007
FORMATO:
AUTORES:
Ficha Técnica:
Secretário de Educação a Distância: Ronaldo Mota.
Diretor do Departamento de Políticas de Educação a Distância: Helio Chaves Filho.
Coordenadora Geral de Avaliação e Normas em Educação a Distância: Maria Suely de Carvalho Bento.
Coordenador Geral de Articulação Institucional em Educação a Distância: Webster Spiguel Cassiano.
Secretária de Educação Especial: Cláudia Pereira Dutra.
Departamento de Políticas de Educação Especial: Cláudia Maffi ni Griboski.
Coordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão: Denise de Oliveira Alves.
Coordenação do Projeto de Aperfeiçoamento de
Professores dos Municípios-Polo do Programa
“Educação Inclusiva; direito à diversidade” em
Atendimento Educacional Especializado:
Cristina Abranches Mota Batista.
Edilene Aparecida Ropoli
Maria Teresa Eglér Mantoan
Rita Vieira de Figueiredo
Autores deste livro:
Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Física:
Carolina R. Schirmer
Nádia Browning
Rita de Cássia Reckziegel Bersch
Rosângela Machado
Créditos Imagens:
Fotografias de alunos: CEDI – Centro Especializado em
Desenvolvimento Infantil, Porto Alegre, RS (www.cedionline.com.br).
Fotografias de produtos com os respectivos sites citados no corpo deste trabalho: Recursos de Tecnologia Assistiva confeccionados por Rita Bersch, Renata Cristina da Silva, Carolina R. Schirmer e Miryam Pelosi.
Projeto Gráfico:
Cícero Monteferrante – monteferrante@hotmail.com
Revisão:
Adriana A. L. Scrok
Ilustrações:
Ester Costa Quevedo
Alunos da APAE de Contagem – Minas Gerais: Alef Aguiar Mendes (12 anos), Felipe Dutra dos Santos (14 anos), Marcela Cardoso Ferreira (13 anos), Rafael Felipe de Almeida (13 anos) e Rafael Francisco de Carvalho (12 anos).
FONTE:
ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.