Educação Inclusiva: O Trabalho Pedagógico do Professor para com o Aluno Autista no Ensino Fundamental I

COMPARTILHE:

 

Baixar arquivo em PDF.

 

DESCRIÇÃO:

O presente artigo foi investigar o trabalho pedagógico/docente das professoras para com os alunos público-alvo da educação especial, particularmente no que se refere a alunos com transtorno do espectro autista (TEA). Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa de pesquisa e teve como procedimento metodológico, o Estudo de Caso, utilizando a coleta de dados, a partir de um questionário semiestruturado com 7 perguntas abertas. Participaram do estudo três professoras de uma escola municipal de ensino fundamental I de Bauru, na qual cada uma delas, respectivamente, obteve experiências diversas para com o aluno, atualmente inserido no ano de 2018 do 3º ano, destacando as interações sociais vivenciadas e visando as dificuldades enfrentadas pelas professoras no trabalho docente, apesar de possuírem a formação continuada, a psicopedagogia, no que teve o objetivo aproximar a pesquisa com a realidade.

Como resultado, verificou-se, que existe muitas barreiras a serem ultrapassadas até podermos denominar de trabalho efetivo, dentro da educação inclusiva sobre o perfil desse público. Também verificada, através dos questionários, que o aluno, utiliza-se de práticas colaborativas ofertadas pela escola que incluem não apenas a professora regular, mas também da professora especialista, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos e o auxílio de uma cuidadora para acompanha-lo, na aplicabilidade das atividades adaptadas, de acordo com a professora.

Concluiu que apesar das professoras possuírem formação continuada sobre o assunto abordado, ainda enfrentam dificuldades no trabalho pedagógico.

 

ANO:

2018

 

FORMATO:

PDF

 

AUTORIA:

Ariane Mieko Himeno ONOHARA, José Anderson SANTOS CRUZ, Maria Luiza MARIANO

 

FONTE:

Doxa: Rev. Bras. Psico. e Educ., Araraquara, v. 20, n. 2, p. 289-304, jul./dez., 2018. e-ISSN: 2594-8385. DOI: 10.30715/doxa.v20i2.12020