DESCRIÇÃO:
O objetivo do presente estudo consistiu em efetuar uma análise crítica da produção científica discente de programas de pós-graduação em Educação e Psicologia, baseada em 18 estudos sobre o tema “profissionalização de indivíduos com deficiências”, encontrados em um rol de 479 dissertações e teses.
Os estudos foram analisados segundo a distribuição dos locais onde foram produzidos, população-alvo, metodologia adotada, tipo de revisão da literatura, referencial bibliográfico e concepção de deficiência.
Em resumo, os resultados apontam a precariedade dos programas vocacionais realizados nas instituições especializadas e a desvinculação destes à realidade do trabalho competitivo, e sugerem maior cautela na seleção dos participantes a fim de evitar alguns problemas metodológicos.
No geral, aparece uma tendência para estudos descritivos e sobre indivíduos com graus leves de deficiência intelectual, o que permite sugerir a necessidade aumento de estudos direcionados para outros tipos de deficiências, com maior diversidade metodológica, e o voltados para avaliar programas educacionais em ambientes normais como apoio para a inclusão social.
ANO:
2004
FORMATO:
AUTORES:
Enicéia Gonçalves Mendes
Leila Regina D’Oliveira de Paula Nunes
Julio Romero Ferreira
Lígia Cardoso Silveira