O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência?

COMPARTILHE:

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

Este estudo teve o objetivo de identificar o ponto de vista dos empregadores sobre a pessoa com deficiência, o seu trabalho e a sua admissão como funcionária da empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, junto a seis responsáveis pelo setor de recursos humanos de empresas pertencentes aos ramos de comércio, indústria e prestação de serviços.  

Os resultados indicaram que essas empresas possuíam funcionários com diferentes tipos de deficiência e a sua contratação ocorreu, predominantemente, pela obrigatoriedade da lei. Os entrevistados acreditavam que as pessoas com deficiência tinham condições de exercer um trabalho, mas apontaram algumas dificuldades em função: a) dela própria – falta de escolaridade, de interesse e de preparação profissional e social; b) da empresa – condições inadequadas do ambiente físico e social, falta de conhecimento sobre a deficiência; c) das instituições especiais – inadequação dos programas de treinamento profissional e social, falta de contato com as empresas para conhecer as suas necessidades; d) do governo – de proporcionar acesso à escola e ao transporte, falta de incentivo para as empresas promoverem adaptações ergonômicas e desenvolverem programas de responsabilidade social.  

Os cargos que os funcionários com deficiência ocupavam exigiam pouca qualificação e o seu treinamento era realizado no próprio local de trabalho. A concepção de que as dificuldades desse trabalhador eram decorrentes das suas condições orgânicas prevaleceu na fala desses

ANO:

2005

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Eliza Dieko Oshiro Tanaka 
Eduardo José Manzini

FONTE:

Scielo Brazil.