Discutindo a aprendizagem e desenvolvimento da criança à luz do referencial histórico-cultural

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DESCRIÇÃO:

Este artigo tem por objetivo compreender o papel da escola e dos professores frente ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pertencentes aos anos iniciais da educação básica. Para tanto, tomamos como referência teórica a abordagem histórico-cultural que tem como um dos seus principais representantes Lev Semenovich Vigotski, autor russo que inovou com suas proposições teóricas a relação entre pensamento e linguagem, a natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da aprendizagem no desenvolvimento. 

Primeiro, apresentaremos o processo de desenvolvimento e aprendizagem e o papel do professor e da escola, tendo como base a abordagem histórico-cultural, visto ser essa a perspectiva teórica subjacente à proposta deste estudo. Em seguida, discutiremos o papel da brincadeira, que, de acordo com a proposição de Vigotski, é um fator importante para o desenvolvimento da criança. Finalizando, desenvolveremos uma reflexão acerca da gênese da aprendizagem da escrita à luz das pesquisas desenvolvidas por Vigotski e Luria. 

ANO:

2008

FORMATO:

PDF

AUTORAS:

Víviam Carvalho de Araújo 
Rita de Cássia B. F. Araújo }
Ana Maria Moraes Scheffer 

FONTE:

Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)