DESCRIÇÃO:
Este artigo tem por objetivo compreender o papel da escola e dos professores frente ao desenvolvimento e a aprendizagem das crianças pertencentes aos anos iniciais da educação básica. Para tanto, tomamos como referência teórica a abordagem histórico-cultural que tem como um dos seus principais representantes Lev Semenovich Vigotski, autor russo que inovou com suas proposições teóricas a relação entre pensamento e linguagem, a natureza do processo de desenvolvimento da criança e o papel da aprendizagem no desenvolvimento.
Primeiro, apresentaremos o processo de desenvolvimento e aprendizagem e o papel do professor e da escola, tendo como base a abordagem histórico-cultural, visto ser essa a perspectiva teórica subjacente à proposta deste estudo. Em seguida, discutiremos o papel da brincadeira, que, de acordo com a proposição de Vigotski, é um fator importante para o desenvolvimento da criança. Finalizando, desenvolveremos uma reflexão acerca da gênese da aprendizagem da escrita à luz das pesquisas desenvolvidas por Vigotski e Luria.
ANO:
2008
FORMATO:
AUTORAS:
Víviam Carvalho de Araújo
Rita de Cássia B. F. Araújo }
Ana Maria Moraes Scheffer