Distúrbios de Fala e Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental

Distúrbios de Fala e Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental

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DESCRIÇÃO:

Objetivo: verificar a associação entre distúrbios de fala e repetência escolar. Métodos: uma amostra aleatória de 1.810 crianças regularmente matriculadas na 1ª série do ensino fundamental de escolas públicas foi submetida a um teste de rastreamento de distúrbios de fala (TERDAF). 
 

Os dados referentes à idade e ao histórico de repetência das crianças foram coletados nos registros da escola. A associação entre distúrbios de fala e repetência escolar foram calculadas pela razão de prevalência e intervalo de confiança 95%. 
 

Resultados: a prevalência de distúrbio de fala nesta amostra foi de 25%, considerando os valores de sensibilidade e especificidade do teste de triagem utilizado. Também foi verificado que as crianças com distúrbios de fala possuem 1,3 vezes (IC 95% 1,1-1,5) o risco de apresentar história de repetência, quando comparadas aos seus pares sem distúrbio de fala. O risco de repetência atribuível ao distúrbio de fala foi de 6,2.  

Conclusão: o distúrbio de fala entre crianças que frequentam a primeira série do ensino fundamental apresenta alta prevalência e está associado com dificuldades de aprendizagem que venham a resultar em repetência escolar, mesmo quando na ausência de dificuldade auditiva detectável.

ANO:

2014

FORMATO:

PDF

AUTORAS:

Bárbara Niegia Garcia de Goulart 
Brasília M. Chiari

FONTE:

Scielo Brazil.

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