Artigo – Classe Hospitalar. Uma Proposta de Interação com a Equipe Multidisciplinar em Saúde

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

O presente estudo tem como tema: A Classe Hospitalar, uma modalidade de educação especial. Especificamente este trabalho focaliza a questão da classe hospitalar interagindo com duas áreas do conhecimento, Ciências Biomédicas e Ciências Humanas e tem como objetivo, analisar as possíveis contribuições que esta relação pode proporcionar para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, atendidos na modalidade de educação especial, classe hospitalar. A concepção de classe hospitalar, como uma cuidadosa modalidade de educação especial, encontra a necessidade do compromisso dos sujeitos com o conhecimento e identifica, na relação da educação e da saúde, os princípios que contribuem para uma educação eficiente no ensino às crianças hospitalizadas. A educação, na abordagem hospitalar, favorece a aquisição da autonomia intelectual e prepara as crianças e adolescentes hospitalizadas, para maior participação e espaço na sociedade. Trabalhar a educação no ambiente da classe hospitalar é um desafio para os professores, o que requer que os professores estejam inseridos em uma equipe multidisciplinar e que busquem o mesmo objetivo, atender e suprir as necessidades educacionais, emocionais e sociais das crianças e adolescentes ali inseridos. A Metodologia aplicada na investigação tem como pressupostos metodológicos a abordagem qualitativa de pesquisa por meio de revisão bibliográfica. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para reflexão sobre a atuação da educação e da saúde na classe hospitalar. A Educação proporciona ao indivíduo, uma capacidade de desenvolver plenamente sua função cognitiva e o leva a uma autoconsciência do seu estado de saúde, possibilita a sua aproximação da classe escolar com a escola. A classe hospitalar, como uma modalidade de educação especial, contribui muito para o fortalecimento da saúde de forma integral, permeada pelas relações que são estabelecidas neste cenário.

ANO:

2013

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Silvana Sabino de Oliveira Silva
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Uberlândia e Graduada em Enfermagem.

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.