Artigo – Classe Hospitalar. Uma Proposta de Interação com a Equipe Multidisciplinar em Saúde

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

O presente estudo tem como tema: A Classe Hospitalar, uma modalidade de educação especial. Especificamente este trabalho focaliza a questão da classe hospitalar interagindo com duas áreas do conhecimento, Ciências Biomédicas e Ciências Humanas e tem como objetivo, analisar as possíveis contribuições que esta relação pode proporcionar para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, atendidos na modalidade de educação especial, classe hospitalar. A concepção de classe hospitalar, como uma cuidadosa modalidade de educação especial, encontra a necessidade do compromisso dos sujeitos com o conhecimento e identifica, na relação da educação e da saúde, os princípios que contribuem para uma educação eficiente no ensino às crianças hospitalizadas. A educação, na abordagem hospitalar, favorece a aquisição da autonomia intelectual e prepara as crianças e adolescentes hospitalizadas, para maior participação e espaço na sociedade. Trabalhar a educação no ambiente da classe hospitalar é um desafio para os professores, o que requer que os professores estejam inseridos em uma equipe multidisciplinar e que busquem o mesmo objetivo, atender e suprir as necessidades educacionais, emocionais e sociais das crianças e adolescentes ali inseridos. A Metodologia aplicada na investigação tem como pressupostos metodológicos a abordagem qualitativa de pesquisa por meio de revisão bibliográfica. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para reflexão sobre a atuação da educação e da saúde na classe hospitalar. A Educação proporciona ao indivíduo, uma capacidade de desenvolver plenamente sua função cognitiva e o leva a uma autoconsciência do seu estado de saúde, possibilita a sua aproximação da classe escolar com a escola. A classe hospitalar, como uma modalidade de educação especial, contribui muito para o fortalecimento da saúde de forma integral, permeada pelas relações que são estabelecidas neste cenário.

ANO:

2013

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Silvana Sabino de Oliveira Silva
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Uberlândia e Graduada em Enfermagem.

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.

BUSQUE NA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR
BLOG

MULTIPLIQUE A INCLUSÃO

BIBLIOTECA VIRTUAL

BANCO DE IMAGENS

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.