Cartilha de Acessibilidade no Espaço Escolar

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

A acessibilidade é um fator essencial no processo de inclusão. O espaço tem a capacidade de se comunicar. Diz não ao usuário quando não é adequado, impedindo seu uso por aqueles que apresentam alguma desvantagem na sua utilização. A adequação física do espaço permite que todos circulem e exerçam as atividades necessárias. Na escola, a adequação do espaço é essencial para a participação plena dos alunos com deficiência em todas as atividades escolares.

Pode-se definir acessibilidade como o conjunto de condições e possibilidades de alcance para utilização com segurança e autonomia de espaços e edificações, sejam eles públicos ou privados. O mobiliário e os equipamentos devem proporcionar tanto autonomia como independência, para dar a pessoa com deficiência o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar. Segundo a ABNT(NBR9050:2004), acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”….

 

ANO:

2008

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Ficha Técnica
Instituto Paradigma
Presidência: Luiza Russo
Diretoria Técnica: Danilo Namo
Coordenação do projeto: Fabiano Puhlmann
Equipe técnica responsável pelo conteúdo: Fabiano Puhlmann e Luis Fernando Estuqui
Revisão: Lívia Motta e Regina Beda
Diagramação: Thiago Attini
Desenhos técnicos: Luís Fernando Estuqui
Fotos: Arthur Calasans
Ilustrações: Ricardo Ferraz

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.