Cartilha de Acessibilidade no Espaço Escolar

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

A acessibilidade é um fator essencial no processo de inclusão. O espaço tem a capacidade de se comunicar. Diz não ao usuário quando não é adequado, impedindo seu uso por aqueles que apresentam alguma desvantagem na sua utilização. A adequação física do espaço permite que todos circulem e exerçam as atividades necessárias. Na escola, a adequação do espaço é essencial para a participação plena dos alunos com deficiência em todas as atividades escolares.

Pode-se definir acessibilidade como o conjunto de condições e possibilidades de alcance para utilização com segurança e autonomia de espaços e edificações, sejam eles públicos ou privados. O mobiliário e os equipamentos devem proporcionar tanto autonomia como independência, para dar a pessoa com deficiência o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar. Segundo a ABNT(NBR9050:2004), acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos”….

 

ANO:

2008

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Ficha Técnica
Instituto Paradigma
Presidência: Luiza Russo
Diretoria Técnica: Danilo Namo
Coordenação do projeto: Fabiano Puhlmann
Equipe técnica responsável pelo conteúdo: Fabiano Puhlmann e Luis Fernando Estuqui
Revisão: Lívia Motta e Regina Beda
Diagramação: Thiago Attini
Desenhos técnicos: Luís Fernando Estuqui
Fotos: Arthur Calasans
Ilustrações: Ricardo Ferraz

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.

BUSQUE NA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR
BLOG

MULTIPLIQUE A INCLUSÃO

BIBLIOTECA VIRTUAL

BANCO DE IMAGENS

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.