O trabalho do deficiente como fator de desenvolvimento

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO: 

Este artigo pretende trazer uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento das pessoas com deficiência, considerando as diferenças entre aquelas que superam suas dificuldades e as que permanecem limitadas à sua condição de incapacitadas. 

O aspecto central da reflexão proposta concerne ao lugar ocupado pelo trabalho nesse processo de desenvolvimento. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com dois sujeitos com deficiência, inseridos no mercado do trabalho, através do método biográfico proposto por Louis Le Guillant (2006). Além disso, foram realizadas entrevistas focais com outras pessoas com deficiência que também vivenciaram, em sua trajetória, experiências que ilustram o tema abordado. 
 

Os resultados confirmam a grande influência do meio social e familiar no desenvolvimento de pessoas com deficiência, assim como o importante papel exercido pelo trabalho nesse processo.

ANO: 

2010 

FORMATO: 

PDF 

AUTORAS:

Rafaella Portes Diniz Ribeiro 
Maria Elizabeth Antunes Lima 

FONTE: 

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA 

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.