Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a pandemia de covid-19

COMPARTILHE:

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

O Instituto Rodrigo Mendes tem a missão de colaborar para que toda criança e adolescente com deficiência tenha acesso a uma educação inclusiva e de qualidade na escola comum. Ao longo de nossa trajetória de 25 anos, a sistematização e a difusão de práticas exemplares de educação inclusiva têm recebido a parte mais significativa de atenção e energia.  

Diante dos enormes impactos gerados pela pandemia da covid-19 nas redes de ensino do Brasil, o presente relatório de pesquisa tem o objetivo de contribuir com os gestores responsáveis por planejar e implementar políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência. Isso envolve ações relacionadas ao período de isolamento social, assim como à fase de reabertura das escolas.  

Com base em consulta feita a especialistas do mundo todo e na análise de documentos de organismos internacionais e governos de países que já elaboraram protocolos especialmente voltados à educação no período da pandemia, este relatório vem contribuir com exemplos de diretrizes, protocolos e práticas que possam servir de referência para equipes de secretarias de educação, gestores escolares, educadores e demais profissionais responsáveis pela educação no país. Cabe ressaltar que a profunda complexidade trazida por este novo contexto não pode ser usada como justificativa para que estudantes com deficiência sejam privados do acesso à aprendizagem. 

ANO:

2020

FORMATO:

PDF

AUTOR:

Luiza Andrade Corrêa 

FONTE:

Instituto Rodrigo Mendes