Somos Plurais – 2021

COMPARTILHE:

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

Esta publicação nasce do reconhecimento da existência de diversas barreiras que dificultam o direito à acessibilidade e de uma sincera busca por caminhos que levem à eliminação delas. O esforço coletivo foi de mapear reflexões, iniciativas e práticas, explorando a diversidade presente nas trajetórias de diferentes agentes de transformação que interagem e atuam nesse território desafiador.

Buscou-se compreender a natureza do desafio considerando suas variantes distintas, da atitudinal à orçamentária, passando pela complexidade das dinâmicas cotidianas. A partir de uma série de diálogos realizados ao longo do primeiro semestre de 2020 – inicialmente de modo presencial na sede do Instituto Alana, na cidade de São Paulo, e em
seguida virtualmente, devido ao isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus –, somam-se entendimentos e criam-se questionamentos conjuntos.

Os participantes desses encontros foram essenciais na construção e na elaboração das reflexões que serão apresentadas ao longo destas páginas. Nos diálogos, fez-se clara a noção de que, independentemente do histórico de práticas orientadas para a acessibilidade e da familiaridade com a temática, são compartilhadas a sensação de aprendizado e a noção de que, entre erros e acertos, apenas começou-se a dar os primeiros passos rumo à efetivação do direito à
inclusão plena e total.

Problemas e barreiras que prejudicam o alinhamento com o direito de acesso irrestrito revelam-se em relatos, falas e memórias. Ecoa ao longo de décadas um desequilíbrio entre a idealização de quem pensa “soluções” de acessibilidade e a experiência de quem “vive” acessibilidade como necessidade real em seu dia a dia.

A fim de contribuir nesse debate e estimular a consolidação de boas práticas, esta publicação também é, por si, uma trilha de aprendizado. Busca ampliar a conversa apresentada em Um caminho para a comunicação acessível (2019), publicação do Instituto Alana que reúne aprendizados na construção de conteúdos acessíveis.

ANO:

2021

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Alana e Itaú Cultural

FONTE:

Somos Plurais