As barreiras de comunicação com a população surda ainda são muitas, considerando a dificuldade no avanço do ensino de Libras no Brasil e a população de surdos não oralizados.
Mas Hand Talk vem trabalhando desde 2013 para reduzir esses obstáculos e é a nossa mais nova parceira na caminhada pela inclusão de pessoas com deficiência. A startup alagoana é responsável pelo plugin que traduz texto para Libras por meio de inteligência artificial com avatar 3D, auxiliando na comunicação com surdos.
Reconhecida e premiada internacionalmente, a plataforma conta com dois intérpretes digitais: Hugo e Maya, personagens criados para traduzir o conteúdo. Eles ficam disponíveis para acesso após a instalação do plugin no site, por meio do código-fonte.
Há também o aplicativo, que funciona como uma espécie de dicionário, com a possibilidade de traduzir textos e áudios, consulta de milhares de sinais oferecidos pelo sistema, aulas de Libras com o Hugo, além da possibilidade de salvar suas traduções.
E agora nosso site também conta com esse recurso, indicado pelo símbolo da surdez no lado direito da página. Basta clicar e selecionar os textos que serão traduzidos pelo Hugo em uma janela de Libras.
Gostou da novidade? Então continue nos acompanhando, por aqui e pelo Facebook, para mais notícias sobre inclusão e acessibilidade.