Você está visualizando atualmente O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva
Cena do filme Direito de Aprender.

O Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva

Criada pelos Conselhos de Psicologia há 18 anos, o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva teve a época o objetivo de mobilizar profissionais da Psicologia na defesa de políticas elaboradas em favor da inclusão escolar de pessoas historicamente excluídas do processo educacional. Hoje, a data é um símbolo para toda sociedade que luta por uma escola que respeite a singularidade de cada sujeito.

 

Reafirmando a defesa e o direito de uma educação pública, inclusiva e para todos, o Instituto Paradigma atua há anos na defesa desse direito, contribuindo com a formação de professores e com a construção dos espaços escolares comprometidos com os princípios de uma educação democrática, com equiparação de oportunidades fortalecendo o compromisso com a diversidade como “norma” que pauta a organização dos espaços, os currículos e as tecnologias aplicadas à educação.

 

Na perspectiva do registro e da memória o Instituto Paradigma produziu diversos materiais audiovisuais acessíveis que registraram os projetos de consultoria em Santo André, São Bernardo do Campo e Sorocaba. Nesse dia de luta, queremos reforçar nosso compromisso atual de acesso e reprodução livre desse acervo histórico que contribuiu muito com o registro pedagógico e documental de nossas ações formativas e práticas de atuação na educação inclusiva ao longo desses 20 anos de história. Um Viva a todas as pessoas que fizeram parte dessa história! E um Viva para Educação Inclusiva! Seguimos defendendo a Escola e o Direito que todas as pessoas tem em estar nela!

 

O cotidiano da educação inclusiva no registro pedagógico e documental dos filmes sobre educação inclusiva produzidos pelo do Instituto Paradigma

 

Direito de AprenderFilmado no município de Sorocaba, local onde o Instituto Paradigma atuou por muitos anos, o filme Direito de Aprender é um material pedagógico acessível que fala sobre a Educação Inclusiva e os temas que o cercam como: a formação de professores, as ajudas técnicas, o atendimento educacional especializado e a qualificação de uma rede de ensino que busca trabalhar e aprender junto, reproduzindo uma forma de viver e conviver em prol de uma sociedade mais justa e humanitária.

 

Pessoas e Histórias Fundamental I – Fotografia e vídeo conversam nesse animado material que acompanha uma escola de Ensino Fundamental I durante três meses. Os fotógrafos Felipe Russo e Arthur Calasans fizeram diversas incursões pelo território escolar: família, laboratório, parque, pátio, refeitório, quadra, corpo, movimento, afeto e emoção. Nesse registro Pedagógico e Documental a fotografia foi além, foi buscar o olhar pedagógico das interações dos sujeitos com e sem deficiência no território da escola, esse espaço rico das relações brincantes que abriram camadas para captura das cenas e dos gestos de inclusão, das histórias fabulosas e dos personagens que fazem desse espaço um lugar importante e singular para as vivências da vida em sociedade e do direito de aprender.

Pessoas e Histórias – Educação Infantil – Situada no bairro do Areião, comunidade de São Bernardo do Campo esse volume dedicado a Educação Infantil abre as portas para esse material audiovisual em uma mistura de registro pedagógico e fotografia documental. Produzido com a técnica de “animar fotografias” as imagens aqui trabalhadas mostram os gestos e as cores da educação infantil, além do cotidiano brincante marcados pelos depoimentos de funcionários, famílias e comunidade que veem na escola importantes práticas pedagógicas inclusivas que valorizem o respeito as crianças, o direito de conviver, brincar e aprender juntos.
Projeto IPÊ – Incluindo Pessoas Empreendedoras –  Filmado no Jardim Kagohara, zona Sul de São Paulo, em parceria com o projeto Geração Muda Mundo da organização Ashoka o projeto IPE é uma iniciativa do Instituto Paradigma que teve como objetivo fomentar competências em pessoas com e sem deficiência, promovendo a geração de renda e o impacto social em suas comunidades. Ao longo de um ano e dividido em três etapas, o projeto ofereceu aos participantes formação, orientação para desenvolvimento de suas experiências e um financiamento semente para concretizar o desafio de sonhar, criar e gerenciar seus próprios projetos com perspectivas socioeducativas promovendo mudanças individuais e coletivas.

 

Deixe um comentário