Educação de jovens e adultos com deficiência: Saberes e caminhos em construção

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DESCRIÇÕES:

Este artigo discute a interface entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos e a forma como a articulação entre esses campos vem sendo construída no contexto da educação brasileira. Identificamos de que forma essa interface vem se constituindo como objeto de estudo nos programas brasileiros de pós-graduação, mapeando a produção acadêmica na área. Realizamos pesquisa bibliográfica acerca dos campos de interesse e mapeamos o Banco de Teses da CAPES. Foram localizadas 10 dissertações e 01 tese, produzidas entre 2003 e 2009 apontando a emergência do tema entre os pesquisadores da educação. Foi possível constatar a predominância dos relatos acerca da fragilidade das estruturas de Educação de Jovens e Adultos para o atendimento educacional a pessoas com deficiência, bem como as dificuldades vivenciadas nos serviços de Educação Especial para oferecer atividades acadêmicas efetivamente enriquecedoras e eficazes para a inclusão social destes jovens e adultos.

ANO:

2012

FORMATO:

PDF

AUTORA:

Maria Edith Romano Siems

FONTE:

Revista Educ. Foco – setembro 2011/fevereiro 2012