DESCRIÇÃO:
São vários os espaços de atuação do pedagogo nos dias atuais e um deles é no hospital trabalhando no acompanhamento pedagógico de crianças e adolescentes em situação de internamento hospitalar. Esse artigo teve por objetivo investigar, através da pesquisa bibliográfica, as práticas dos pedagogos em classes hospitalares buscando verificar as naturezas e os tipos de mediações pedagógicas realizadas por esse profissional para favorecer o aprendizado da criança em classes hospitalares. Como resultados verificou-se que a mediação pedagógica existente nas classes hospitalares irá variar de acordo com a proposta pedagógica de cada uma, ora voltada para a escuta pedagógica como propões Fontes (2005), ora voltada para o processo de escolarização e continuidade dos estudos como observa Fonseca (1999).
ANO:
2012
FORMATO:
AUTORES:
Carolina Alves Tinée – Graduanda de Pedagogia – 2012.2 – Centro de Educação – UFPE.
Sandra Patrícia Ataide – Profa. Dra. do Depto. de Psicologia do Centro de Educação – UFPE.
FONTE:
ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.