DESCRIÇÃO:
A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva rompe com um modelo de Educação que segrega e registra a evolução no acesso e permanência das pessoas com deficiência no Ensino Regular.
Desta forma, a Educação Inclusiva está em consonância com os princípios da Educação em Direitos Humanos ao valorizar a diversidade, potencializar a humanização, o respeito à dignidade humana e a garantia de uma Educação como direito de todos.
O Currículo da Cidade de São Paulo tem como princípio o fortalecimento das Políticas de Equidade, Educação Integral e Inclusiva. Precisamos dar continuidade na constituição de uma escola para todos, que proporcione o desenvolvimento integral dos bebês, das crianças, dos jovens e adultos, eliminando barreiras, em que a matrícula, a permanência e a aprendizagem aconteçam, realmente, sem distinções.
Partindo-se da concepção de que todos os estudantes são sujeitos de direito e que devem opinar e participar das escolhas, precisamos acolhê-los na sua integralidade legitimando sua participação plena. Para tanto, faz-se necessário conhecer as suas aspirações, interesses e necessidades, bem como atentar para as mudanças que ocorrem ao longo do seu desenvolvimento.
Esta revista expõe um trabalho desenvolvido pela DIPED/CEFAI da DRE Itaquera para que esses estudantes tenham seus direitos de aprendizagem garantidos, reconhecendo-se a necessidade de ultrapassar desafios que impedem a aprendizagem, levando em consideração suas peculiaridades, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, democrática e próspera para todos.
Que esta revista nos sirva de inspiração!
ANO:
—
FORMATO:
AUTORIA:
Cinthia Krayuska de Araujo Sousa
Daniela Lourenço dos Santos
Lúcia Ramalho Nunes Munis
Priscila Tereza Pio
Ricardo dos Santos Rodrigues
FONTE:
Cieja Itaquera