Confira conteúdos que apoiam a conscientização sobre o autismo 

Foto: Pexels. Créditos: Tara Winstead

 

Por Elsa Villon

 

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007,  como uma forma de trazer visibilidade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e eliminar preconceitos.  

 

A data é celebrada em 2 de abril e traz uma temática diferente todos os anos. Em 2022, o tema é “Educação inclusiva de qualidade para todas e todos”. 

 

Para que a inclusão de pessoas dentro do espectro seja efetiva, é preciso entender a complexidade do transtorno, que possui diferentes graus e atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).  

 

Outra informação importante é sobre a população adulta: de acordo com a ONU, cerca de 80% das pessoas com autismo estão fora do mercado de trabalho. No Brasil, há uma legislação específica sobre os direitos das pessoas com TEA: a Lei nº 12.764, sancionada em 2012, que assegura o acesso à saúde e à educação, e reforça o direito ao trabalho.  

 

Para trazer mais informações sobre o tema, elaboramos uma lista com diversos conteúdos da nossa biblioteca e do portal DIVERSA, que abordam diferentes perspectivas para a inclusão. Confira abaixo: 

 

Temple Grandin e o Autismo: uma análise do filme
O artigo aborda o filme que conta a história da psicóloga e zootecnista norte-americana Mary Temple Grandin, que é autista, trazendo um panorama dos desafios vivenciados pela protagonista. 

 

O contexto escolar do aluno com autismo
Luiza Russo aborda 11 tópicos para orientar educadores no processo de inclusão escolar de estudantes com autismo. 

 

Cartilha Direitos das Pessoas com Autismo – Defensoria Pública
O conteúdo foi criado em parceria com o Movimento Pró-Autista e fala sobre pontos importantes para a garantia de direitos das pessoas com autismo. 

 

Nota Técnicas MEC – Orientações aos Sistemas de Ensino – Autismo
Determinação com base na Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista, atendendo aos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e ao propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 

 

Cartilha Transtornos Globais do Desenvolvimento
O documento traz orientações gerais sobre diversos tipos de Transtornos Gerais do Desenvolvimento, entre eles, o autismo. 

 

Entenda como a família apoia o desenvolvimento de pessoas com TEA 
O artigo destaca a importância da família para o desenvolvimento das pessoas dentro do Espectro do Transtorno Autista. 

 

O autismo: seu espectro na escola
Rodrigo Hübner Mendes fala sobre TEA e a educação inclusiva, com ênfase em leis que propiciam a igualdade de direitos para esses estudantes. 

 

Pessoas com autismo no mercado do trabalho: diversidade gera inovação
A matéria fala sobre a importância de pessoas com TEA no mercado de trabalho como uma das formas de promover a inovação e a inclusão. 

 

Trabalho colaborativo é parte de estratégia para receber jovem com TEA
O relato de experiência conta como coordenadoras e professoras do Piauí planejaram aulas de maneira inclusiva para estudantes com autismo. 

 

Mediadora escolar inclui aluno com autismo sem partir do diagnóstico
Educadora conta sua experiência no processo de inclusão de estudante com autismo na sala de aula.