Foto: iStock. Créditos: Wavebreakmedia
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) lança na próxima terça-feira, 21/9, sua nova plataforma EAD com cursos de educação inclusiva. O objetivo é promover a formação de gestores públicos sobre educação na perspectiva inclusiva em larga escala.
Com conteúdo gratuito, para acessá-la, basta cadastrar o e-mail, com login e senha em formacao.rm.org.br. Nela, é possível consolidar e ampliar o portfólio de soluções e estratégias pedagógicas, assim como o fortalecimento de boas práticas.
Para Rodrigo Hübner Mendes, fundar e CEO do IRM, a plataforma “representa mais uma etapa estratégica do ciclo de ações planejadas para que estudantes com deficiência sejam atendidos com qualidade em todas as escolas do país”.
A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Lemann e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), também conta com apoio do Abadhs e da Fundação Grupo Volkswagen, parceiros institucionais do IRM.
O primeiro curso da plataforma será “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva”, que tem como objetivo levar os cursistas a compreender a importância e todas as etapas do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva e seus principais atores; conhecer e propor formas de articulação de trabalho coletivo; e analisar criticamente o processo, adaptando- ao seu território e à realidade da unidade escolar.
Autoinstrucional, o curso tem seis horas de duração, tendo como público-alvo professores, gestores escolares, técnicos e gestores das Secretarias de Educação, além de interessados em geral. Ao final, o cursista receberá um atestado de participação.
Outro curso disponível na plataforma é o “Portas abertas para inclusão, educação física inclusiva” que, desde 2018, é ofertado pelo UNICEF e pelo IRM, com o apoio da Fundação Barça, também gratuito, no formato EAD e autoinstrucional. A formação já ultrapassou a marca de 100 mil inscritos e impactou mais de 800 mil estudantes em mais de 32 mil escolas. As aulas são compostas por sete módulos que abordam diversos temas da inclusão de pessoas com deficiência na educação: histórico e legislação, acessibilidades, práticas inclusivas e conceitos de educação física inclusiva.
* Com informações da assessoria