Foto de um casal sentado no sofá, comendo pipoca. O Homem segura um controle remoto e não vemos suas cabeças, só o corpo

Para ver ou rever: filmes sobre pessoas com deficiência 

Foto: Pexels. Créditos: JESHOOTS.com

Por Elsa Villon

A abordagem de pessoas com deficiências nos filmes e séries pode, muitas vezes, representar um clichê. Histórias de superação ou cura milagrosa, viradas imprevistas com acidentes ou doenças raras e punições para antagonistas são geralmente os caminhos encontrados na sétima arte para trazer à cena o universo da deficiência. 

Na tentativa de fugir aos estereótipos, selecionamos alguns títulos que abordam diferentes tipos de deficiência, em distintos momentos da vida, para mostrar que a inclusão também deve acontecer nas telas. Filme de ficção, reality show ou documentário, é só preparar a pipoca, escolher sua plataforma de streaming favorita e apertar o play para curtir a nossa seleção. 

Amor no espectro

O reality show australiano traz um grupo de sete adultos solteiros dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) que buscam encontrar o amor. A narrativa aborda encontros rápidos ou às cegas entre eles e suas relações com o namoro, amigos e familiares. As duas temporadas estão disponíveis na Netflix.  

Colegas – O filme

Na trama brasileira, três jovens com Síndrome de Down decidem fugir da instituição onde moram para realizar seus diferentes sonhos, inspirados pelos filmes que assistem. Para isso, roubam o carro do jardineiro e partem para uma aventura que envolve uma busca policial. O título está disponível no GloboPlay.  

Crip Camp – Revolução pela Inclusão

O documentário, que concorreu ao Oscar em 2021, traz a história que teve origem no acampamento Jened, em Catskills, no estado de Nova York, nos Estados Unidos. O local ficou conhecido por não ter tratamento diferenciado para pessoas com ou sem deficiência, tornando-se um espaço onde esses jovens, geralmente excluídos socialmente, passaram a se organizar em um movimento pelos direitos das pessoas com deficiência, assim como de outras lutas sociais. É possível assistir na Netflix. 

The Fundamentals of Caring

Sem título em português, o filme é baseado na obra literária “The Revised Fundamentals of Caregiving”, de Jonathan Evison. A história aborda um jovem de 18 anos com Distrofia Muscular de Duchenne, muito inteligente, que usa seu humor para pregar peças em cuidadores. Quando um novo cuidador chega, os dois embarcam em uma viagem pelos Estados Unidos para conhecer atrações inusitadas e procurar o pai do jovem, que abandonou a família quando ele tinha três anos.  A obra cinematográfica é uma produção original da Netflix. 

A Gangue

Lançado em 2014, a obra ucraniana é toda em língua de sinais do país, sem locução ou legenda. A história é sobre um jovem que, ao ingressar em um novo colégio, entra em uma gangue e começa a praticar roubos e crescer dentro da organização. A trama violenta se aprofunda quando o protagonista passa a se envolver com uma concubina, líder do grupo. O elenco é formado por surdos estreantes no cinema, sem experiência prévia. A obra está disponível no YouTube.  

Hasta la Vista: venha como você é

A história narra a trajetória de três jovens amigos com diferentes deficiências que saem da Bélgica em uma viagem com dois objetivos: fazer a rota do vinho e conhecer um bordel na Espanha para perderem a virgindade. Um deles é cego, o outro, tetraplégico, e o terceiro é paraplégico. Na empreitada longe de suas famílias, são acompanhados por uma motorista enfermeira. O filme está disponível na plataforma GloboPlay. 

Hoje eu quero voltar sozinho

Mais uma obra do cinema nacional, a trama conta a história de um adolescente cego que vive sob os cuidados de uma mãe superprotetora. Ao chegar no colégio, ele busca sua independência e acaba descobrindo novos aspectos da sua sexualidade. O título está disponível na Netflix. 

Longe da Árvore

O documentário é baseado no livro “Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade”, de Andrew Solomon. Com a participação do autor, a obra cinematográfica aborda as diferentes relações entre os pais e seus filhos, com diferentes características, como nanismo e síndrome de down. É possível assistir no GloboPlay. 

Meu pé esquerdo

Aclamado pelo público e pela Academia, o filme é baseado na obra homônima e autobiográfica do pintor, escritor e poeta irlandês Christy Brown, que teve paralisia cerebral e usava o pé esquerdo para tudo. O filme está disponível na íntegra no YouTube. 

Perfume de Mulher

Remake da obra italiana “Profumo di donna”, de 1974, a versão norte-americana de 1992 rendeu ao ator Al Pacino o Oscar de melhor ator. Interpretando um oficial do exército aposentado cego, o personagem recebe a ajuda de um jovem estudante universitário durante uma rápida viagem que mostra os prazeres da vida para os dois. A obra está disponível no Star+. 

O Som do Silêncio

Um baterista de uma banda de heavy metal descobre que está perdendo a audição progressivamente. Frustrado com seu diagnóstico e por ter de se afastar de sua banda e sua namorada, ele precisa se adaptar à nova rotina. Enquanto busca meios de bancar seu tratamento auditivo, se insere na comunidade surda. Indicado a seis categorias no Oscar 2021, levando a de “Melhor Som” e “Melhor Edição”, o filme está disponível no Amazon Prime Vídeo.  

37 segundos

O título do filme é uma referência ao tempo sem respirar que a personagem passou durante o parto, tendo paralisia cerebral. Em uma cadeira de rodas, ela tem uma mãe superprotetora e trabalha como ilustradora de mangás para a própria prima, que a explora e leva os créditos por seu trabalho. Ela decide tentar trabalhar por conta e é rejeitada por suas históricas eróticas não serem convincentes, considerando a falta de experiência. Decidida a se tornar artista de mangás, a jovem enfrenta a mãe em busca da sua sexualidade. A atriz Mei Kayama, que interpreta a jovem, também tem paralisia cerebral e utiliza cadeira de rodas. A Netflix disponibiliza a obra em seu catálogo.