Ajudas técnicas e ou tecnologias assistivas tem como objetivo equiparar as oportunidades de participação da pessoa com deficiência em diferentes contextos, são equipamentos, serviços e apoios pensados para a aquisição de autonomia pessoal. As ajudas técnicas no contexto da educação inclusiva são muito variadas e estão em constante evolução, envolvem o conhecimento da especificidade de cada deficiência e o contexto da escola (acessibilidade física, atitudinal e da comunicação). Para cada deficiência existem condições básicas que devem ser respeitadas, por exemplo: Deficiência física exige de um modo geral acessibilidade arquitetônica (rampas, banheiro adaptado, mobiliário desenho universal e/ou adaptado, adequação postural, órteses, próteses). Deficiência visual necessita de conteúdo em Braille e/ou digitalizado para os cegos e materiais em letra ampliada e com contraste para aqueles que têm baixa visão. Em auto relevo podemos encontrar mapas, histórias e figuras, além de ajudas técnicas específicas para o ensino do cego em laboratório e para o ensino de matemática. O MEC publicou cartilhas de diretrizes para o AEE onde encontramos referências a recursos pedagógicos, apoios e ajudas técnicas para cada uma das deficiências (Física, Auditiva, Visual e Intelectual) e as orientações básicas para a educação inclusiva. No caso dos profissionais de apoio ao processo de inclusão dos alunos com deficiência na escola regular, deverá ser construído com critério claro do tipo de ajuda que esse profissional deverá prover à equipe escolar para não se sobrepor papéis e responsabilidades em relação ao processo de aprendizagem desse aluno, e tão pouco esse profissional tornar-se “moeda de troca” ou condição para que o professor receba o aluno com deficiência em sua sala de aula. Mais informações Portal do MEC – Ministério da Educação e Cultura: http://portal.mec.gov.br/
Educação Inclusiva
Quais os recursos pedagógicos, tecnológicos e de apoio (professor de apoio à inclusão) devem ser contemplados e garantidos em uma sala com crianças com necessidades educacionais especiais?
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