Inclusão Econômica

Muitas empresas justificam a não contratação de pessoas com deficiência pela ausência de profissionais capacitados ou qualificados. Isso faz com que, em geral, vejamos muitos deficientes em posições operacionais, como de atendimento. Como vencer essa barreira da qualificação?

Mesmo as empresas oferecendo cursos de capacitação, focados nas atividades operacionais, tal iniciativa a médio prazo contribuirá para a mudança da baixa qualificação profissional das pessoas com deficiência. É necessário que os profissionais com deficiência retomem a sua escolaridade, e retomem a educação formal. A mudança deste quadro deverá ocorrer a longo prazo, na medida em que os dados do censo escolar do MEC tem apontado um número significativo de alunos com deficiência na educação básica. Mas é preciso um grande esforço dos gestores públicos para que a escola se organize cada vez mais para evitar a evasão dessa população. É necessário muito investimento na formação de professores em todos os níveis de ensino, inclusive nas instituições de nível técnico e profissionalizante.

PERGUNTE
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.