Os profissionais com deficiência devem seguir todas as regras e normas da empresa. Caso não esteja cumprindo tais determinações, é essencial que o gestor dessa pessoa converse com ele, avalie os motivos pelos quais tal situação esteja ocorrendo e oriente-o a seguir as regras da empresa. É importante lembrar que algumas pessoas com deficiência não possuem experiência ou um repertório prévio para os desafios no trabalho e na convivência empresarial e agem segundo o que acreditam ser adequado. Questões relacionadas à hierarquia e cumprimento de alguns “protocolos sociais” são alguns exemplos que ilustram essa possibilidade. Isso ocorre por simples falta de convivência e de orientação. Garanta que o profissional esteja compreendendo a situação e eventuais consequências, no caso de possuir deficiência auditiva, tomem medidas que assegurem a sua comunicação com o funcionário, como por exemplo, um intérprete de LIBRAS. Garanta que sua mensagem esteja sendo compreendida caso o profissional tenha deficiência intelectual, sendo claro na explicação das regras, dando exemplos reais das consequências da falta ao trabalho ou do atraso para o resultado dos parceiros de equipe.
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