A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas

A relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem: perspectivas teóricas

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

O artigo tem como objetivo apresentar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem nas teorias de Piaget e Vygotsky. Piaget confere ênfase aos conceitos de ação e de coordenação das ações. Em Vygotsky, a ênfase é colocada no conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo. 

Ademais, objetiva problematizar o lugar de uma não usual perspectiva psicanalítica de Freud nesse contexto conceitual da relação entre desenvolvimento e aprendizagem no sentido de evidenciar a possibilidade de tal discussão psicanalítica nesse âmbito.  

Apresenta algumas possíveis contribuições da leitura psicanalítica dentro do tema trabalhado concernentes às consequências da sexualidade infantil para o acesso ao ato de aprender. A partir do trabalho com conceitos desenvolvidos em determinado momento teórico do autor, utilizando-se de literatura publicada acerca do tema, conclui que, embora comportem diferenças significativas, as três perspectivas explicitam a importância do desenvolvimento no tocante à aprendizagem. 

ANO:

2017

FORMATO:

PDF

AUTORA:

Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes Correa 

FONTE: 

Scielo Brazil 

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.