Educação Inclusiva

Dossiê: História das Instituições Educativas e dos sujeitos da e para a Educação Profissional

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DESCRIÇÃO

O presente artigo discute a Educação Profissional e Tecnológica e a inclusão da pessoa com deficiência no Brasil, a partir de uma revisão narrativa da literatura científica produzida nos últimos dez anos (2011- 2021). A pesquisa foi realizada junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e estrutura-se em duas etapas: (1) arcabouço teórico sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica sob a perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência e (2) análise de teses e dissertações com o objetivo de compreender o que dizem as pesquisas sobre as políticas públicas de inclusão. Os resultados apontam que os estudos sobre a inclusão da pessoa com deficiência na Educação Profissional e Tecnológica se encontram em fase inicial de investigação e que poucas publicações relacionam-se à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

 

ANO:

2023

 

FORMATO:

PDF

 

AUTOR:

Antônio Soares Júnior da Silva Everton Rodrigo Santos Gabriel Grabowski

 

FONTE:

Revista Cocar, Universidade do Estado do Pará (UEPA).

 

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