DESCRIÇÃO:
A educação de alunos com múltipla deficiência no ensino regular tem deixado, no Brasil, uma grande lacuna. Até recentemente, as crianças com múltipla deficiência eram
educadas separadamente em escolas especiais ou instituições destinadas ao atendimento de alunos com deficiência mental.
O que tem sido feito em relação à inclusão desses alunos no sistema comum de ensino constitui, geralmente, experiências isoladas.
No meio escolar, discute-se, freqüentemente, se esses alunos podem se beneficiar de sistemas inclusivos de ensino em virtude de acentuadas necessidades especiais relativas à particularidades em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996) e as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica (BRASIL, 2001) condenam a exclusão social com base nos padrões de normalidade. Elas entendem a educação como principal
alicerce da vida social, capaz de construir saberes, transmitir e ampliar a cultura, consolidar a liberdade humana e a cidadania.
ANO:
2006
FORMATO:
AUTORES:
FICHA TÉCNICA
Coordenação Geral:
• Profª Francisca Roseneide Furtado do Monte – MEC/SEESP
• Profª Idê Borges dos Santos – MEC/SEESP
Elaboração:
• Profª Ms. Marilda Moraes Garcia Bruno. Consultora autônoma.
Revisão Técnica:
• Profª Francisca Roseneide Furtado do Monte – MEC/SEESP
Revisão de Texto:
• Profª Idê Borges dos Santos – MEC/SEESP
• Profª Ms. Aura Cid Lopes Flórido Ferreira de Britto – MEC/SEESP
Consultores que emitiram parecer:
• Iracilda Rodrigues de Souza – SE/DF
• Maria do Carmo M. F. de Paula – SE/DF
• Maria Renata da Silva Pereira – SE/DF
• Nina Maria F. Coura – SE/DF
FONTE:
ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.