Foto em preto e branco de um casal de idosos sentado em um sofá, sorrindo e comendo pipoca, próximos um do outro

Filmes românticos com pessoas com deficiência 

Foto: Pexels. Créditos: Tima Miroshnichenko

Por Elsa Villon

O dia dos namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, em homenagem a Santo Antônio, o santo casamenteiro da igreja católica. E, para muitos casais, a data é a oportunidade de ficar ao lado da pessoa amada curtindo um bom filme romântico. 

Pensando nisso, selecionamos alguns títulos que falam sobre relacionamentos amorosos de pessoas com deficiência para embalar todos os tipos de casais que querem fugir do agito e curtir a pipoca e o sofá. 

Confira nossa lista: 

Filhos do Silêncio (1986) 

O professor de língua de sinais James Leeds (William Hurt) chega em uma nova escola e conhece Norma (Marlee Martin), uma jovem introspectiva que permanece na escola mesmo após ter se formado. Aos poucos, ele se aproxima e tenta ajudá-la, o que acaba se transformando em uma paixão.  

Carne trêmula (1997)

No filme do espanhol Pedro Almodóvar, Victor (Liberto Rabal) sai da prisão e continua apaixonado por Elena (Francesca Neri), que agora é casa com um ex-policial (Javier Bardem), que ficou paraplégico após ser atingido por um tiro acidental da arma de Victor. 

À primeira vista (1999) 

Virgil (Val Kilmer) passou a maior parte de sua vida cego por conta de um acidente na infância, quando sua namorada, Amy (Mira Sorvino) insiste para que ele passe por um novo procedimento que pode lhe devolver a visão. É quando ele precisa reaprender a lidar com o mundo a partir da sua nova perspectiva. 

Minha amada imortal (2003) 

A trama conta a história do compositor Ludwig van Bethooven (Gary Oldman) e seu processo de perda auditiva. Após a sua morte, seu assistente (Jeroen Krabée) procura a amada sem nome (Isabella Rossellini), uma das mulheres presentes na vida de Bethoveen. 

Na ponta dos pés (2003) 

A comédia romântica traz a história de Carol (Kate Beckinsale) e Steven (Matthew McConaughey), um casal apaixonado que descobre uma gravidez. No entanto, Steven tem uma questão com sua família, que tem nanismo, mas que ele esconde da namorada. 

A Teoria de Tudo (2014) 

O filme traz a trajetória do físico Stephen Hawking (Eddie Redmayne) e suas descobertas não apenas na ciência, mas também no amor, quando conhece a estudante Jane Wilde (Felicity Jones), que se tornaria sua esposa. 

Hoje eu quero voltar sozinho (2014) 

A obra brasileira conta a vida de Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego que vive sob os cuidados de uma mãe superprotetora, mas que busca sua independência. É quando ele conhece Gabriel (Fabio Audi), e começa a questionar suas escolhas e entra nas descobertas da vida, inclusive da própria sexualidade. 

Como eu era antes de você (2016) 

Baseado no livro de Jojo Moyes, o filme conta a história do milionário Will (Sam Claffin), que fica tetrapléfico após ser atingido por uma moto. É quando conhece Louisa Clark (Emilia Clarke), uma jovem que é contratada para ser sua cuidadora, que o romance acontece. 

Louder than words (2017) 

Sem tradução em português, a trama conta a história de Ansel (Luke Farley), um jovem músico que vê sua vida transformada depois de conhecer Nial (Marty Lauter), um dançarino surdo.  

Seus olhos dizem (2020) 

Na obra japonesa, Akari (Yuriko Yoshitaka) fica cega após um acidente, além de perder sua família. É quando ela conhece Rui (Ryûsei Yokohama), um ex-lutador de kickbox, que começa a fazer parte da sua nova fase da vida e um romance acontece.