Participação Social

Como lidar com os parentes de pessoas com deficiência que são superprotetores? Há algum programa de preparo para eles incentivarem a independência de seus filhos, irmãos, etc.?

A superproteção é um comportamento motivado por sentimentos de preservação x culpa, chegando até a interferir no processo de desenvolvimento destas pessoas a ponto de cerceá-los. É importante avaliar as necessidades de cada caso individualmente e um profissional habilitado poderá identificar a necessidade de encaminhamento terapêutico quando necessário. No entanto, alguns trabalhos complementares de apoio e suporte podem ser oferecidos às famílias das pessoas com deficiência nas unidades que prestam serviço escolar ou de saúde, tais como, oferecer orientação e informações específicas; propor grupos reflexivos entre familiares onde possa existir acolhimento, troca de experiências e ajuda mútua, etc. Os pais devem favorecer, no ambiente familiar, um espaço de escuta para os seus filhos, onde suas opiniões sejam consideradas, e que as dúvidas possam ser esclarecidas. Isto poderá contribuir para o estreitamento dos vínculos familiares e a autonomia de seus filhos.

PERGUNTE
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.