DESCRIÇÃO:
Introdução
A educação é um direito humano. Sendo os direitos humanos universais, indivisíveis e interdependentes, ao assegurarmos o direito de todas as pessoas à educação estaremos implementando todo o conjunto de
direitos humanos.
Esta afirmação é problematizada no texto, a partir da consideração de que a educação praticada na escola, em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental ao Superior, discrimina e exclui pessoas e grupos sociais.
Esse texto busca refletir sobre as possibilidades de respeitar, no âmbito do ensino regular, a igualdade e, ao mesmo tempo, a diversidade existente entre os seres e os grupos humanos, na perspectiva da inclusão. Parte-se da hipótese de que a igualdade não equivale à uniformidade e de que a igualdade só fica assegurada se a diversidade não for aniquilada.
ANO:
2009
FORMATO:
AUTORES:
Ela Wiecko V. de Castilho
– Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, mestre em Direito Público pela UFPR e doutora em Direito Penal pela UFSC e associada do Movimento do Ministério Público Democrático.
FONTE:
ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.