Em uma parede azul pretróleo, três quadros pendurados com spots de luz os iluminando

Conheça alguns museus com acessibilidade no Brasil 

Foto: Pexels. Créditos: 1Project Atlas

Por Elsa Villon

O Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio em todo o mundo. A data foi criada em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com intuito de homenagear a comunidade mundial museal.  

A ocasião é marcada não só por programações especiais, que buscam estimular o acesso da população aos espaços, mas também por oferecer um horário de atendimento estendido. Além disso, todos os anos é escolhido um tema, que em 2022 é “O Poder dos Museus” de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

Mais do que lugares onde obras são expostas ou como acervo, muitos museus também oferecem eventos, cursos e realizam pesquisas, sendo locais essenciais para a disseminação de cultura e de educação. 

Para que as visitas se estendam para além da data, fizemos uma pequena seleção com museus nacionais que oferecem recursos de acessibilidade. Confira: 

Pinacoteca de São Paulo 

A Pina, como é chamada, é um museu de artes visuais com acervo voltado à produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, além de exposições com artistas nacionais e internacionais, também oferece projetos públicos multidisciplinares, com programa inclusivo. 

Há dois edifícios, sendo o principal, na Luz. O espaço possui uma entrada acessível para cadeirantes, piso tátil e elevador panorâmico, além de outro elevador, um pouco menor, e vagas de estacionamento exclusivas. Também são oferecidos recursos de audioguias e videoguias em libras e legendas em português, uma galeria tátil destinada exclusivamente às pessoas com deficiência visual e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual.  

Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB) 

Inaugurado em 1989, o CCBB é um dos pioneiros em acessibilidade arquitetônica no Rio de Janeiro e está localizado no centro da cidade. O espaço é adaptado com rampas e oferece vagas de estacionamento exclusivas. 

Além das exposições, o CCBB possui uma biblioteca e um acervo histórico e conta com uma equipe de colaboradores preparada para atendimento ao público com deficiência, além de empregar funcionários com deficiência. 

Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo 

Localizado no bairro Cidade Baixa, o espaço era, até 1979, uma residência e não possuía recursos de acessibilidade arquitetônica até sua reforma, em 2007, possibilitando a visita de pessoas com mobilidade reduzida. 

Atualmente, oferece visitas especializadas ao público com deficiência e audioguia com leitura de textos e descrição das imagens, além de catálogo em braile e maquetes táteis. Também oferece ações educativas, além de um acervo arqueológico e fotográfico.  

Museu da Inclusão 

Idealizado desde o princípio pensando na acessibilidade, o Museu da Inclusão está localizado dentro do Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo. 

Toda a sua programação é inclusiva e o espaço é totalmente acessível. Desde de 2009 trabalhava com a exposição “Memorial da Inclusão: os caminhos da pessoa com deficiência” até tornar-se museu, em 2018. 

O espaço é uma conquista desta população, que busca preservar a memória da luta na conquista de direitos, além de trazer visibilidade à causa. Para saber mais sobre o Museu da Inclusão, leia também a nossa entrevista com Elza Ambrosio, idealizadora do espaço. 

MAM de São Paulo 

O Museu de Arte Moderna de São Paulo foi fundado em 1948 e fica dentro do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 

Com mais de 5 mil obras no acervo, representadas por nomes da arte moderna e contemporânea, o espaço realiza as exposições em duas salas. No espaço da biblioteca e do corredor ocorrem outras atividades, como cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. 

O conteúdo das atividades é acessível a todos os públicos, por meio de audioguias, videoguias e tradução em libras. Além disso, o museu disponibiliza máscaras para leitura labial e luvas descartáveis para manipulação de obras táteis liberadas ao toque do púbico. Também são oferecidos dispositivos de audiodescrição de uso compartilhado, sendo higienizados após cada utilização e libras para pessoas com deficiência auditiva. O prédio possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.  

Museu do Futebol 

Foi o primeiro museu do Estado de São Paulo planejado para ser totalmente acessível. Localizado dentro do estádio do Pacaembu, em São Paulo, o espaço foi inaugurado em 2008 com a proposta de trazer a história do esporte desde que chegou ao Brasil, em uma exposição permanente dividida em 15 salas temáticas.  

Também desenvolve exposições temporárias e itinerantes e uma diversificada programação cultural. 

Para atender ao público, o espaço oferece diversos recursos físicos e comunicacionais, além de profissionais qualificados para atender às mais distintas especificidades. Possui escadas rolantes, elevadores, piso tátil e cadeira de rodas, além de oferecer acessibilidade comunicacional, como audioguias em inglês e espanhol, além de maquetes sensoriais e outros materiais. 

Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, com a primeira biblioteca especializada no tema do país, com acervo de mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.