Inclusão Econômica

Quais principais formas de abordagem para sensibilizar gestores, para quebrar eventuais preconceitos e resistências para a contratação de uma pessoa com deficiência?

Em geral as empresas organizam este processo de sensibilização com os gestores, levando em conta sua cultura e ambiente interno, utilizando as seguintes estratégias: Palestras: com depoimentos de pessoas com deficiência sobre sua história de superação e relato de situações cotidianas levando o grupo a refletir sobre as barreiras sociais que se estabelecem em relação à pessoa com deficiência. Nessa abordagem, verifica-se a construção de uma percepção mais abrangente sobre o mundo dessas pessoas e a forma como a sociedade tem lidado com esta questão.Ela mobiliza muito mais uma reação comportamental e emocional, trazendo poucos instrumentos para o gestor em relação ao monitoramento cotidiano do trabalho do funcionário com deficiência. Portanto, deverá ser utilizada como complemento de outras atividades de alinhamento do projeto corporativo de inclusão. Processo formativo de coaching individual e em grupo de gestores para a troca de experiências e busca de soluções compatíveis com o negócio da empresa, com foco no resultado das suas equipes e no desenvolvimento do potencial de aprendizagem dos profissionais com deficiência. As boas práticas são compartilhadas e poderão ser adotadas por todos. A área de RH na empresa poderá ser uma importante aliada dos gestores no monitoramento da performance dos profissionais com deficiência, além de planejar ações que contribuam para o pleno desenvolvimento deste profissional. Desses processos desdobram-se a avaliação de desempenho definindo suas habilidades e competências, além dos desafios que poderão contribuir para alcançar os resultados e a produtividade esperada. As boas práticas extraídas deste processo deverão ser largamente divulgadas na empresa servindo de endomarketing para o processo de inclusão.

PERGUNTE
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.