Foto: Pexels. Créditos: Tima Miroshnichenko
Por Elsa Villon
O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente em 8 de março, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. O intuito é simbolizar a luta histórica pela equiparação de direitos em relação aos salários dos homens.
Com o tempo, a data passou a representar ainda o movimento contra o machismo e a violência contra a mulher. Essa luta também ocorre na vida de mulheres com deficiência, que diariamente enfrentam barreiras para terem acesso às mesmas oportunidades.
Para celebrar o dia, resgatamos perfis de mulheres que atuam em diferentes áreas para garantir participação efetiva da população com deficiência na sociedade. Confira a nossa seleção abaixo:
A médica e ativista conta sua trajetória na luta pelos direitos das pessoas com deficiência em políticas públicas e na área da saúde.
A socióloga traz os paradigmas de inclusão e integração, que apresentam um panorama excludente ainda nos dias atuais.
Líder global em deficiência pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Rosangela fala sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos e da luta das pessoas com deficiência.
A doutora em psicologia e ativista fala sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a luta histórica dessa população.
A cientista e atriz Vanessa Romanelli conta sua trajetória nos palcos e nos laboratórios, com sua pesquisa sobre o teste do pezinho.
No Dia dos Professores, a educadora Lara Souto fala sobre os desafios para inclusão e acessibilidade dentro e fora das salas de aula.
Idealizadora do Museu da Pessoa com Deficiência, Elza conta momentos históricos na luta das pessoas com deficiência.
Conheça a história de Mona Rikumbi, bailarina, atriz, performer e militante negra, que também participa do movimento das pessoas com deficiência.