Você está visualizando atualmente Algumas mulheres importantes na luta pela equidade 

Algumas mulheres importantes na luta pela equidade 

Foto: Pexels. Créditos: Tima Miroshnichenko

 

Por Elsa Villon

 

O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente em 8 de março, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. O intuito é simbolizar a luta histórica pela equiparação de direitos  em relação aos salários dos homens.  

 

Com o tempo, a data passou a representar ainda o movimento contra o machismo e a violência contra a mulher. Essa luta também ocorre na vida de mulheres com deficiência, que diariamente enfrentam barreiras para terem acesso às mesmas oportunidades. 

 

Para celebrar o dia, resgatamos perfis de mulheres que atuam em diferentes áreas para garantir participação efetiva da população com deficiência na sociedade. Confira a nossa seleção abaixo: 

 

Izabel Maior 

A médica e ativista conta sua trajetória na luta pelos direitos das pessoas com deficiência em políticas públicas e na área da saúde. 

 

Marta Gil 

A socióloga traz os paradigmas de inclusão e integração, que apresentam um panorama excludente ainda nos dias atuais. 

 

Rosangela Berman Bieler 

Líder global em deficiência pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Rosangela fala sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos e da luta das pessoas com deficiência. 

 

Ana Rita de Paula 

A doutora em psicologia e ativista fala sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a luta histórica dessa população. 

 

Vanessa Romanelli 

A cientista e atriz Vanessa Romanelli conta sua trajetória nos palcos e nos laboratórios, com sua pesquisa sobre o teste do pezinho. 

 

Lara Souto 

No Dia dos Professores, a educadora Lara Souto fala sobre os desafios para inclusão e acessibilidade dentro e fora das salas de aula. 

 

Elza Ambrósio 

Idealizadora do Museu da Pessoa com Deficiência, Elza conta momentos históricos na luta das pessoas com deficiência. 

 

Mona Rikumbi 

Conheça a história de Mona Rikumbi, bailarina, atriz, performer e militante negra, que também participa do movimento das pessoas com deficiência.