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A constituição do professor no contexto da inclusão escolar: Reflexões sobre o trabalho docente

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DESCRIÇÃO:

O objetivo deste texto é compreender como os professores da educação básica estão se constituindo no contexto da educação inclusiva. O estudo orienta-se pelos pressupostos da pesquisa qualitativa em educação e do método histórico-cultural. Foi realizado em quatro escolas públicas de educação básica de um município no interior paulista. Os dados foram construídos mediante a entrevista semiestruturada, no ano de 2014. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas. Os dados foram organizados em dois eixos: 1. Políticas de educação inclusiva e trabalho docente; 2. Trabalho docente, alunos com deficiência e práticas pedagógicas. As análises foram realizadas de maneira explicativa, ou seja, não apenas descrevendo os fatos, mas buscando estabelecer relações que constituem os acontecimentos. Os resultados demonstram que as políticas de inclusão escolar estão influenciando o trabalho docente, ora porque colocam as professoras em contato com a realidade do que falta à escola, ora porque as mobilizam na ação pedagógica do ensino aos alunos com deficiência. Se por um lado as docentes buscam caminhos para possibilitar a participação de seus alunos nas atividades escolares, por outro, demonstram compreender a aprendizagem como algo que depende do desenvolvimento e que, portanto, os alunos com deficiência acabam tendo poucas possibilidades em decorrência de seus comprometimentos orgânicos. A constituição docente no contexto da educação inclusiva ocorre por meio das relações entre as docentes e suas concepções sobre o aluno com deficiência e pelo modo como as políticas de educação na perspectiva inclusiva vão sendo implantadas na escola e mediatizam o trabalho das professoras. Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Inclusiva. Teoria Histórico-Cultural. 

ANO:

2016

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Fabiano Pires Da Silva 
Ana Paula De Freitas  

FONTE:

Congresso Nacional de Formação de Professores 

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