Por que as Salas de Recursos Municipais, algumas vezes, são vistas como um ambiente a parte da escola, se na lei, estas salas deveriam fazer parte do Projeto Eco Político Pedagógico da escola?

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Por ainda tratar-se de um recurso recente implantado na escola é importante que a equipe escolar e os gestores responsáveis pela implantação e monitoramento desses serviços, façam a inclusão desta…

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Para elaborar um portfólio do processo de aprendizagem, é preciso considerar os avanços e limitações do aluno em relação ao objeto do conhecimento. Quais seriam os aspectos a serem observados na composição dos registros do professor em relação aos alunos com deficiência?

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O desenvolvimento pedagógico do aluno com deficiência deve ser acompanhado e registrado da mesma maneira que gerenciamos os registros dos outros alunos que não possuam nenhuma necessidade educacional especial. As…

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O reforço escolar, como atualmente é ministrado, favorece o desenvolvimento dos alunos com deficiência, ou reforça ainda mais a sua dificuldade?

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Segundo a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) o Decreto Federal 7.611/11 e Resolução CNE/CEB 04/09, não é o objetivo do atendimento Educacional Especializado (AEE)…

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O que existe de legislação sobre a inclusão da Libras – Lingua Brasileira de Sinais como disciplina curricular?

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A Lei federal 10.436/02 (regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/05) dispõe sobre a língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reconhecendo-a como meio legal de comunicação e expressão e outros meios de expressão…

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O currículo comum como é apresentado nas escolas, favorece ou não os alunos com necessidades educacionais especiais? Seria interessante repensar a organização curricular?

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A formulação do currículo é de responsabilidade de cada Secretaria de Educação nos Municípios em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, e as diretrizes das…

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Nas escolas públicas, a inclusão de alunos com deficiência ainda enfrenta desafios importantes. Porém, mesmo assim, parece caminhar a passos bem mais largos do que na rede particular. Esse é, de fato, o cenário da Educação inclusiva? Em caso afirmativo, por que isso acontece? E o que poderia ser feito para acelerar o processo nas instituições particulares? Alguma possibilidade de troca de experiências com as públicas?

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De fato, os processos de inclusão educacional nas redes públicas vêm avançando de forma significativa onde há boas experiências e resultados a serem divulgados. Isso se deve a uma política…

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Muitos educadores relatam a dificuldade de avaliar os alunos com deficiência intelectual, visto que ao aplicarem uma prova a todos os alunos, esperam resultados condizentes aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Como avaliar esses alunos e quais indicadores ou critérios podem sugerir o avanço na aprendizagem?

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A grande dificuldade em conceituar a deficiência intelectual trouxe consequências na maneira de lidarmos com ela. Ela é objeto de investigação de inúmeras áreas do conhecimento. A avaliação dos alunos…

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Minha filha nasceu com paralisia cerebral – e hemiparesia. Ela tem dificuldade de concentração e apresenta comportamento agressivo com crianças de sua idade (9 anos). Sempre que a matriculo em escolas ditas inclusivas, ela é segregada em turmas especiais – em que há crianças comprometidas física e mentalmente. Isso a faz se desinteressar pelos estudos. Ela só aprendeu a ler com uma professora particular e demonstra conhecimento apenas para a família e a professora. Sou obrigada, por lei, a manter o vínculo escolar ou posso optar pela educação individual?

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Nos termos do artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), define-se educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para…

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Meu marido sofreu um acidente de carro quando estava no terceiro ano da faculdade e ficou tetraplégico. Ele quer voltar a estudar. Existe alguma lei que permita a ele cursar apenas algumas matérias por semestre ou, ainda, que obrigue a faculdade a dar bolsa correspondente ao tempo restante do curso?

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Não existe lei que proíba o aluno de se matricular em apenas algumas matérias da graduação. O que existem são portarias, editadas pelo Ministério da Educação, que limitam o tempo…

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