Como são organizadas as salas de recursos multifuncionais e qual o objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

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As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de…

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Como o ensino profissionalizante na EJA – Educação de Jovens Adultos pode proporcionar a autonomia profissional de jovens e adultos com deficiência?

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A Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) prevê o atendimento educacional especializado em todas as etapas e modalidades de ensino. Portanto, a EJA (Educação de…

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Como garantir que o aluno com necessidades educacionais especiais receba atendimento especializado, em horário de aula juntamente com sua grade curricular, sem ter que vir no contraturno, já que o mesmo por vezes realiza outros tipos de atendimentos clínicos, havendo assim um grande esgotamento físico?

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A Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (MEC-2008) e a Resolução nº 04/09 determinam que o atendimento educacional especializado deve ocorrer no turno inverso ao de frequência…

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Como fazer com que pais de crianças com necessidades educativas especiais aceitem que a criança tem dificuldades e necessita de ajuda?

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O diálogo compreensivo é um procedimento metodológico que podemos lançar mão para que pais aceitem as dificuldades e necessidades de seus filhos com necessidades educacionais especiais. A compreensão pressupõe uma…

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Como definir o atendimento e o projeto pedagógico para alunos com transtornos severos de aprendizagem/comportamento em salas regulares?

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O atendimento e o projeto pedagógico para alunos com transtornos severos de aprendizagem/desenvolvimento nas salas regulares de ensino podem ser planejados e realizados na complexidade das relações que o aluno…

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Como conscientizar as famílias da importância do aluno com necessidades educacionais especiais participar dos atendimentos especializados? Existe algum amparo legal que nos garanta isso?

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Primeiro, é necessário que a escola estabeleça um bom diálogo com as famílias, de forma a garantir corresponsabilidade e estabelecer os compromissos que deverão ser assumidos por ambas as partes…

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Como as instituições de assistência voltadas para deficiências severas podem ou fazem parcerias com as escolas regulares afim de que estes alunos frequentem os dois espaços?

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Esta possibilidade deverá ser considerada, pois poderá beneficiar tanto a escola como a instituição no pleno atendimento da demanda desses alunos. A legislação já prevê as parcerias para o atendimento…

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