Educação Inclusiva

Para elaborar um portfólio do processo de aprendizagem, é preciso considerar os avanços e limitações do aluno em relação ao objeto do conhecimento. Quais seriam os aspectos a serem observados na composição dos registros do professor em relação aos alunos com deficiência?

O desenvolvimento pedagógico do aluno com deficiência deve ser acompanhado e registrado da mesma maneira que gerenciamos os registros dos outros alunos que não possuam nenhuma necessidade educacional especial. As diferenças se dão nos aspectos relacionados à adaptações, na flexibilização e nos recursos didáticos de acesso ao currículo. É importante lembrar que a qualidade da mediação pedagógica e do planejamento das atividades também precisam ser consideradas, uma vez que o processo pedagógico e a aprendizagem exige uma relação dialética entre todos os envolvidos. O fracasso escolar do aluno com deficiência não pode ser atribuído apenas as características peculiares da sua deficiência.

PERGUNTE
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.