Você acredita que devemos matricular a criança com necessidades educativas especiais em escolas para crianças ditas normais ou escolas especiais? Ou devemos ouvir a criança e deixar que ela decida?

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Para refletirmos sobre esta questão é necessário considerarmos a importância do sentimento de pertencimento nas relações pedagógicas, estudada por muitos autores, dentre eles Vygotsky. Segundo o autor, todas as crianças…

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Um discurso muito comum entre os educadores é que não se consideram “preparados” para lidar com a inclusão. Como incluir os alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais em classes regulares, sem que o professor tenha a formação ou a consciência sobre o seu papel frente a esse aluno?

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Devemos partir de uma situação concreta, e que não mais está posta em discussão que é o processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência na rede regular de ensino.…

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Tenho mielite com espasmos e estou sob tratamento médico. Posso solicitar à faculdade em que estudo a prorrogação do prazo para entregar meu trabalho de conclusão de curso? Tenho direito à aposentadoria?

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Dispõe o artigo 27 do Decreto Federal nº 3.298/99 que as instituições de ensino superior devem oferecer adaptações de avaliações e o apoio necessário ao aluno com deficiência, inclusive tempo…

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Sabemos que a família deve ser parceira da escola durante todo o processo de ensino e aprendizagem. O que fazer quando a escola solicita o encaminhamento de um aluno para avaliação diagnóstica e não encontra o apoio da família? Existe alguma lei que ampara essa ação educacional?

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Segundo o Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96) a Educação é dever do Estado e da família. A Resolução CNE/CEB 02/01 prevê, no inciso III,…

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Quando se tem um aluno com baixa visão na escola regular, sem material adequado e os professores se sentem incomodados em trabalhar com esses alunos, o que se deve fazer?

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A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência (ONU, 2006), a Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008) e o Decreto 7.611/11, dentre outros documentos…

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Qual o público alvo das escolas de Educação Especial? A legislação prevê a terminalidade dos estudos para esses alunos?

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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), em seu inciso III Artigo 4º, os alunos com necessidades educacionais especiais devem receber atendimento educacional especializado preferencialmente…

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Qual a importância da estimulação precoce para os alunos com deficiência que iniciam sua escolaridade nos primeiros anos de vida?

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De acordo com estimativas aceitas mundialmente e divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% da população, mundial, apresenta algum tipo de deficiência. Essa porcentagem varia de acordo…

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Qual a contribuição da Tecnologia de Informação e Comunicação em práticas pedagógicas para incluir alunos com lesões neurológicas ou deficiência múltipla?

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Tecnologia assistiva e ajudas técnicas - são termos utilizados para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.…

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Quais são as diretrizes legais para o processo de inclusão da pessoa com deficiência na rede regular de ensino?

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No Brasil, a inclusão educacional da pessoa com deficiência é um direito constitucional. Todas as pessoas envolvidas nesse processo e as redes de ensino precisam se preparar e se adequar…

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Quais os recursos pedagógicos, tecnológicos e de apoio (professor de apoio à inclusão) devem ser contemplados e garantidos em uma sala com crianças com necessidades educacionais especiais?

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Ajudas técnicas e ou tecnologias assistivas tem como objetivo equiparar as oportunidades de participação da pessoa com deficiência em diferentes contextos, são equipamentos, serviços e apoios pensados para a aquisição…

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