Artigo – Inclusão de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual na EJA

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DESCRIÇÃO:

Este trabalho apresenta parte das reflexões elaboradas nas atividades de pós-doutoramento desenvolvidas pela autora na FE-USP, São Paulo, com o apoio da FAPESP (2006). Assume como pressuposto teórico-metodológico a teoria histórico-cultural em Psicologia. Nesse contexto, destaca as teses vygotskyanas sobre a deficiência mental, compreendida como condição humana diferenciada,
orgânica e socialmente constituída. Toma as interações sociais como locus, fonte e meio de constituição da ação e da subjetividade humanas, enfatiza a importância do
acesso e da participação de pessoas com deficiência mental nas práticas educativas escolares e laborais e reafirma o papel da educação escolar e da atividade de
trabalho na configuração de modos diferenciados de relação com o conhecimento, com o mundo e consigo mesmo, na juventude e na idade adulta, no enfrentamento da deficiência mental. Para efeito dessa apresentação, limita-se ao enfoque e discussão do processo de inclusão de jovens com diagnóstico de deficiência mental no campo da Educação de Jovens e Adultos. Com esse objetivo, apresenta algumas das considerações construídas no trabalho de análise interpretativa, destacando as condições de possibilidades e modos de participação vividos por um grupo de nove jovens, nas práticas de ensino-aprendizagem que caracterizam, no cotidiano escolar de um CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) as relações com o conhecimento. Aponta, nesse contexto, a configuração das possibilidades e limites de transformação de suas formas de ação e desenvolvimento psíquico.

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Maria de Fátima Carvalho
UNIFESP, Guarulhos, SP.

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.