Artigo – Os Quatro Pilares da Educação _ O Seu Papel no Desenvolvimento Humano

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

O desenvolvimento, especialmente para a América Latina, trouxe uma mescla de grandes realizações e profundos desapontamentos. Com ele, vieram os avanços tecnológicos e a pujança econômica, porém, ao contrário do esperado, prosseguiram e se aprofundaram as disparidades, manifestando-se, no continente mais desigual do mundo, com crescente violência, inclusive com a expansão do crime organizado. Consequências como estas contribuíram para que as Nações Unidas formulassem o conceito de desenvolvimento humano, levando-nos a pensar nos rumos, a curto e longo prazo, da nossa vida social. À primeira vista, esta reflexão pode parecer uma tarefa de filantropos e pessoas menos comprometidas com a ação, quando, na verdade, compete a todos, em especial àqueles que podem influenciar mais significativamente os destinos da comunidade e da sociedade. As dificuldades que vivemos concernem a todos e têm ligações profundas com o desempenho econômico, valor tão prezado pelo mundo em que vivemos. Se a economia pode ser comparada a uma bicicleta em movimento, o seu equilíbrio precário pode estar sendo crescentemente ameaçado por problemas que costumamos varrer para debaixo do tapete.

Nesta reflexão, algumas perguntas se mostram relevantes: aonde está nos levando o desenvolvimento cujos caminhos trilhamos? Em que medida o prosseguimento nos rumos presentes conduzirá à solução dos problemas? Se isso não acontece, que alterações de rota precisam ser realizadas? Teria a educação relações com esses processos? Quando tratamos de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser os quatro pilares da educação para o presente século (Delors, 1996), há alguma relação com as formas pelas quais a sociedade produz e distribui riquezas? Afinal, os valores sociais, a que a educação está intimamente ligada, têm alguma relação com o desenvolvimento e com o bem-estar do homem?

ANO:

2003

FORMATO:

PDF

AUTORES:

INSTITUTO PARADIGMA.

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.

BUSQUE NA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR
BLOG

MULTIPLIQUE A INCLUSÃO

BIBLIOTECA VIRTUAL

BANCO DE IMAGENS

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Ao continuar utilizando nosso site, entenderemos que você concorda com nossa Política de Privacidade.