Cartilha Educar na Diversidade – Material de Formação de Docentes

COMPARTILHE:

Baixar arquivo em PDF

DESCRIÇÃO:

Nas últimas décadas, pudemos testemunhar a universalização da educação básica na América Latina e a conseqüente expansão das redes públicas de ensino. No novo panorama educacional, a formação docente para inclusão constitui um dos maiores desafios para construir sistemas educacionais inclusivos que constituem o meio mais eficaz para combater a exclusão educacional e promover a inclusão social de todo(a)s.

Reconhecendo a importância fundamental do papel do(a) docente no desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos, a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação do Brasil, coordenou o Projeto Educar na Diversidade nos Países do Mercosul, que envolveu os Ministérios da Educação da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai e vinte e cinco escolas distribuídas igualmente nestes países.

Um dos principais produtos deste projeto foi a publicação do Material de Formação Docente Educar na Diversidade, que hoje constitui o elemento chave na implementação do projeto brasileiro de formação de professores e professoras preparado(a)s para responder à diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem de seus estudantes. O compromisso da Secretaria de Educação Especial com o apoio à organização de sistemas educacionais inclusivos está, portanto, na base desta iniciativa, que é o Projeto Educar na Diversidade disseminado no âmbito do Brasil.

ANO:

2006

FORMATO:

PDF

AUTORES:

Ficha Técnica

Secretária de Educação Especial:
Claudia Pereira Dutra

Departamento de Políticas de Educação Especial:
Cláudia Maffini Griboski

Coordenação Geral de Planejamento da Educação Especial:
Martha Tombesi Guedes

Revisão Técnica e Adaptação da 1ª Edição:
Windyz B. Ferreira

FONTE:

ACERVO INSTITUTO PARADIGMA.