Blog

Foto em preto e branco em plano geral de um viaduto em São Paulo, com um homem cadeirante abaixo dele

Como a acessibilidade deve integrar as cidades inteligentes

Pensar em uma cidade inteligente é, antes de tudo, pensar nas pessoas que vivem nela. Sendo a população o foco de todo o planejamento, a acessibilidade entra como um

Continue lendo
Foto aérea de pontes e estradas arredondadas que se encontram e espaços arborizados entre elas

Smart cities: pela sustentabilidade do meio ambiente e a inclusão de todas as pessoas

A Semana Mundial do Meio Ambiente, que acontece de 5 a 9 de junho em 2021, traz a temática “restauração de ecossistemas”, com o

Continue lendo
Piso tátil para pessoa com deficiência visual.

Os tipos de acessibilidade para incluir pessoas com deficiência 

Quando falamos de acessibilidade, é provável que uma rampa seja a primeira imagem que surja à mente. Isso porque a acessibilidade arquitetônica e o símbolo do

Continue lendo
Em fundo azul, ilustração de Hugo, um homem branco de cabelos escuros e óculos usando camisa brancaa e gravata azul. Há o texto: Site amigo do surdo, acessível em libras

Hand Talk é nossa nova parceira pela inclusão

As barreiras de comunicação com a população surda ainda são muitas, considerando a dificuldade no avanço do ensino de Libras no Brasil e a população de surdos não

Continue lendo
Foto das estantes da biblioteca circulante da Fundação Dorina, com diversas caixas de CDs. Ao fundo, há um homem desfocado manuseando o acervo.

As bibliotecas de audiolivros da Fundação Dorina

O acesso à leitura ganhou destaque recentemente com a discussão sobre a taxação de livros no Brasil. Além do preço das obras, existem outros impedimentos para a população se aproximar dos conteúdos escritos: as barreiras metodológicas. 

Continue lendo
Foto de um homem cadeirante em uma bicicleta adaptada, ele está em um espaço aberto e arborizado, com pessoas praticando atividades físicas.

Há dezoito anos, pessoas incluindo pessoas

Por Luiza Russo e Flávia Cintra, sócio-fundadoras do Instituto Paradigma O ano era 2003. O Brasil vivia uma onda de esperança com a visibilidade

Continue lendo