Atividade Docente e Educação Especial: dos encaminhamentos históricos ao contraponto Histórico-Cultural

Baixar arquivo em PDF DESCRIÇÃO:  O presente estudo teórico desenvolve uma reflexão sobre a constituição histórica da atividade docente na educação especial, a partir das contribuições da teoria da Psicologia Histórico-cultural que…

Continuar lendoAtividade Docente e Educação Especial: dos encaminhamentos históricos ao contraponto Histórico-Cultural

Resolução nº 04 de 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial

  • Post author:
  • Post category:

Baixar arquivo em PDF DESCRIÇÃO: _ Art. 1º Para a implementação do Decreto nº 6.571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e…

Continuar lendoResolução nº 04 de 2009 – Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial

Qual a importância do diagnóstico clínico para as ações educacionais, visando o desenvolvimento do aluno em seus aspectos intelectual, emocional e social?

  • Post author:
  • Post category:

A questão do diagnóstico clínico como informação que complementa as características pessoais do educando devem ser tratadas no ambiente escolar com muito cuidado e critério para que não se construa…

Continuar lendoQual a importância do diagnóstico clínico para as ações educacionais, visando o desenvolvimento do aluno em seus aspectos intelectual, emocional e social?

Você acredita que devemos matricular a criança com necessidades educativas especiais em escolas para crianças ditas normais ou escolas especiais? Ou devemos ouvir a criança e deixar que ela decida?

  • Post author:
  • Post category:

Para refletirmos sobre esta questão é necessário considerarmos a importância do sentimento de pertencimento nas relações pedagógicas, estudada por muitos autores, dentre eles Vygotsky. Segundo o autor, todas as crianças…

Continuar lendoVocê acredita que devemos matricular a criança com necessidades educativas especiais em escolas para crianças ditas normais ou escolas especiais? Ou devemos ouvir a criança e deixar que ela decida?

Um discurso muito comum entre os educadores é que não se consideram “preparados” para lidar com a inclusão. Como incluir os alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais em classes regulares, sem que o professor tenha a formação ou a consciência sobre o seu papel frente a esse aluno?

  • Post author:
  • Post category:

Devemos partir de uma situação concreta, e que não mais está posta em discussão que é o processo de inclusão educacional dos alunos com deficiência na rede regular de ensino.…

Continuar lendoUm discurso muito comum entre os educadores é que não se consideram “preparados” para lidar com a inclusão. Como incluir os alunos com deficiência e outras necessidades educacionais especiais em classes regulares, sem que o professor tenha a formação ou a consciência sobre o seu papel frente a esse aluno?